MENU

14/01/2022 às 17h18min - Atualizada em 16/01/2022 às 07h10min

Ayleen une a MPB e o jazz em versão de Chico Buarque

Música faz parte do projeto Pop ‘n’ Jazz

SALA DA NOTÍCIA Julia Ourique
OrBe Comunicação
Marcelle Fernandes

A música popular encontra o jazz no projeto Pop ‘n’ Jazz, da cantora catarinense Ayleen. O primeiro lançamento é com “A História de Lily Braun”, de Chico Buarque e Edu Lobo. Acompanhada do pianista Alexandre Lunardelli, o duo apresenta um repertório sofisticado que parte das bases do jazz e se encontra com a bossa nova em versões vintage de músicas pop. A versão piano e voz tem sido apresentada pela noite de Florianópolis (SC), em bares, eventos e jazz clubs da capital catarinense.
 

 

“A ideia era realizar uma série de vídeos para apresentar ao público minhas principais referências musicais: o jazz, o pop e o mpb. Toda a estética dos vídeos foi pensada para trazer uma mistura entre o atual, representado pelo pop, e o antigo, com a estética vintage. Os tons de rosa e roxo no cenário e a maquiagem trazem referências da moda atual. Mas os vestidos, o piano de cauda e o traje formal do pianista remetem aos jazz clubs dos anos 1920. Além disso, a sonoridade vocal e o acompanhamento no piano também brincam com essas duas estéticas, o antigo do jazz e blues e o atual do pop que toca nas rádios.”, detalha Ayleen.

Ayleen é o nome artístico da cantora e compositora, Gabriela Dequech Machado, de Santa Catarina. Nascida em Criciúma e radicada em Florianópolis, a jornalista por formação interrompeu suas atividades na área de comunicação para se dedicar exclusivamente à música. Em 2017, iniciou os estudos no curso de licenciatura em música na Universidade Estadual de Santa Catarina (UESC) e passou também a atuar como professora de canto. Participou de corais e companhias de teatro musical com os quais se apresentou nos principais teatros de Santa Catarina. Também atuou como vocalista do 4 Seasons Jazz Trio, conhecido na noite da Grande Florianópolis. Com o trio, começou a mapear suas referências musicais e consolidou um repertório prioritariamente feminino, inspirado em cantoras e compositoras. Em 2021 lançou seu primeiro single “Each Other”, disponível nas principais plataformas de streaming.

Saúde mental, feminismo, vínculos de amizade e relacionamentos são as pautas que embalam as batidas contemporâneas das próximas músicas de Ayleen. Seu primeiro contato foi ainda aos 11 anos, com estrelas da época como Britney Spears, Christina Aguilera e Destiny’s Child. Foi na adolescência que conheceu outros nomes femininos do rock, da MPB, do blues e do jazz.
 

“Sempre que precisava montar um repertório para shows me encontrava num dilema pois parecia que as músicas que eu gostava de cantar não “combinavam” umas com as outras. Até que um dia percebi que o que eu amava era, na verdade, a voz das cantoras, sempre mulheres: Janis Joplin, Joan Jett, Elis Regina, Cássia Eller, Ma Rainey, Norah Jones, entre outras. Percebi que, sim, eram estilos musicais diferentes, mas sempre eram as vozes dessas mulheres fantásticas que me tocavam o coração.”, relembra Ayleen.

 

No projeto Pop ‘n’ Jazz a artista homenageia cantoras e compositoras que foram importantes na formação musical de Ayleen, e também busca desenvolver e apresentar ao público um pouco da experiência visual do show ao vivo da catarinense.  

A ficha técnica do lançamento traz Ayleen (voz), Alex Luna (piano e arranjos), Rafael Prudêncio Moreira (gravação, edição e direção) e Amanda Bittencourt (direção de arte, cenário, styling e maquiagem). E ainda, Marcelle Fernandes (fotos), Alexandre Lunardelli (captação de áudio), Fábio Sung (mixagem e masterização) e Gabriela Dequech Machado (produção). Os vestidos são da Ateliê Antonieta, marca catarinense de roupas femininas gerenciada por duas irmãs, que investe no empoderamento por meio do estilo. O vídeo conta com um agradecimento especial para Luiz Gustavo Zago. 

Ouça “A História de Lily Braun”: https://tratore.ffm.to/ahistoriadelilybraun

Acompanhe Ayleen

Instagram: https://www.instagram.com/ayleenmusic/

Youtube: https://www.youtube.com/ayleenmusic

TikTok: https://www.tiktok.com/@ayleenmusic

Facebook: https://fb.me/ayleenmusic
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...