MENU

26/09/2020 às 00h00min - Atualizada em 26/09/2020 às 00h00min

Saúde Mental encerra Setembro Amarelo com passeio ciclístico

O mês foi marcado por palestras de conscientização e capacitação com Agentes Comunitários de Saúde

Rafael Pestana
Ascom/PMI
O passeio ciclístico terá concentração a partir das 6h na entrada do Imperial Shopping - Foto: Assessoria
A Prefeitura  de  Imperatriz realizará neste domingo, 27 de setembro, o encerramento oficial da campanha  de conscientização do Setembro Amarelo, mês  de  prevenção ao suicídio. Com o tema Pedal Amarelo, a iniciativa que ocorre por intermediação da Rede de  Saúde  Mental do município, terá passeio ciclístico a favor da vida. O evento tem concentração a partir das 6h, com largada e chegada na entrada do Imperial Shopping.

Durante todo o mês, a Rede de Saúde Mental intensificou  medidas de prevenção ao suicídio, realizando palestras nos postos de saúde, promovendo a capacitação dos Agentes Comunitários de  Saúde, ACS, que receberam kits para distribuírem nas visitas realizadas às famílias, com um folder informativo e indicações sobre os Centro de Atenção Psicossocial, CAPS.

A coordenadora da Rede de Saúde Mental, Kátia Carvalho, ressalta: “Quando alguém está em crise precisamos nos colocar no lugar do outro, e ligar para a emergência. Nestes casos, o paciente precisa ser resgatado e levado a um hospital de emergência. Posteriormente, deverá fazer tratamento no CAPS ou no Ambulatório de Saúde Mental.”

“Onde encontrar ajuda?
Imperatriz conta com diversos pontos de atendimento para tratar da saúde mental da população. Um deles é o Centro de Atenção Psicossocial, CAPS. Ele fica localizado no Complexo de Saúde do bairro Parque Anhanguera, na rua Projetada B. Lá também funciona o CAPS III Renascer e o CAPS III Álcool e Drogas, que recebem pacientes com transtornos mentais graves e persistentes, e transtornos oriundos de substâncias psicoativas, respectivamente. Ambos funcionam 24h.

O CAPS Infanto Juvenil atende crianças e adolescentes, e está localizado na rua Itamar Guará, nº 2223, no bairro Três Poderes. O Ambulatório de Saúde Mental fica na rua Amazonas, no Centro, e também conta com equipe multidisciplinar com assistente social, psicólogos e psiquiatras, entre outros.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...