MENU

24/09/2020 às 19h08min - Atualizada em 25/09/2020 às 00h00min

Avaliações de crédito já são impactadas pelo Cadastro Positivo

Bons resultados têm como base uma nova visão do cliente

DINO

Em vigência há pouco mais de um ano, o Cadastro Positivo começa a demonstrar a efetivação de benefícios esperados pela sua implantação, como a capacidade de promover a expansão do crédito e a inclusão financeira.

Os resultados estão em linha com as conclusões do estudo Panorama do Crédito para o Setor de Comércio e Serviços, realizado pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC). Segundo o levantamento, entre as questões fundamentais para a expansão do crédito e do consumo, como estímulo às atividades de comércio e serviços, está justamente a ampliação do uso de informações positivas na análise de crédito.

Um exemplo da relevância do Cadastro Positivo para o estímulo ao varejo é o resultado obtido pela Midway, empresa financeira da varejista Riachuelo, maior emissora de cartões Private Label do Brasil, também conhecidos como “cartões de loja". Em suas avaliações de crédito, agora, com a análise de dados positivos, a companhia identificou a oportunidade de aumentar em cerca de 10% sua taxa de aprovação de crédito, sem aumento de risco. 

Os resultados obtidos, embora baseados em notas de crédito genéricas e que contam apenas com as informações incluídas pelas instituições financeiras no banco de dados do Cadastro Positivo, já são promissores. Outros ganhos identificados são:

  • Agregar os dados positivos daqueles que já não teriam problema de aprovação de crédito ajuda a classificar de maneira ainda mais precisa esse perfil. A financeira identificou, em algumas faixas, a oportunidade de segmentar perfis com taxa de risco 30% menor do que a média original da faixa. 
  • Com melhor discriminação de risco, as instituições podem optar por reduzir o risco com o mesmo volume de aprovação do cenário sem positivo, o que também traz benefícios ao cliente: essa redução de inadimplência pode ser transferida para ele na forma de redução de juros.

“Acreditamos que os bons resultados que tivemos com o uso dos dados positivos, ainda que em fase de implantação, indicam o grande potencial esperado com a entrada das informações das empresas de telecomunicações e de utilities. É um ganho enorme para o consumidor”, diz Bruno Pazzoto, Superintendente Executivo de Crédito e Modelagem da Midway.

De acordo com Elias Sfeir, presidente da ANBC, os resultados obtidos pela Midway comprovam uma das principais vantagens proporcionadas pelo Cadastro Positivo: o estímulo à expansão do crédito, uma vez que a incerteza é transformada em risco, viabilizando a operação de crédito.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »