MENU

07/01/2022 às 18h49min - Atualizada em 07/01/2022 às 18h49min

Maranhão aguarda chegada de vacinas para iniciar imunização de crianças contra a Covid-19

Secom/MA
Primeira remessa de imunizantes chega ao Brasil em 13 de janeiro - Foto: Divulgação
 
O Maranhão está pronto para iniciar a imunização de crianças contra a Covid-19 assim que receber as doses para esse público. De acordo com o Ministério da Saúde, a primeira remessa dos imunizantes da Pfizer, específicos para a imunização de crianças de 5 a 11 anos, chega ao Brasil no dia 13 de janeiro, contendo 1.248 milhões de doses. 

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, ressalta que o Maranhão já possui um esquema logístico eficiente para a distribuição dos imunizantes aos 217 municípios maranhenses no menor tempo possível.  

“Desde o início da campanha de imunização contra a Covid-19, contamos com a parceria do Centro Tático Aéreo (CTA), que faz o transporte das vacinas com o uso de helicópteros e avião, e da Polícia Militar, responsável pela segurança no deslocamento. Além disso, realizamos o transporte por terra em vans refrigeradas. Tudo para que os imunizantes cheguem o mais rápido possível ao seu público-alvo”, afirma o secretário Carlos Lula.  

Estão previstas ainda, para o mesmo mês, a chegada de mais duas remessas dos imunizantes com a mesma quantidade nos dias 20 e 27 de janeiro, totalizando 3,7 milhões de doses no mês de janeiro. A expectativa é que o país receba 20 milhões de doses no primeiro trimestre e 20 milhões no segundo trimestre. 

De acordo com a Nota Técnica divulgada pelo Ministério da Saúde sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19, a campanha de vacinação nesse público-alvo será realizada de forma escalonada, alcançando, inicialmente, as crianças dentro dessa faixa etária com comorbidades ou deficiência permanente. Logo após, devem ser vacinadas crianças indígenas e quilombolas; depois, crianças que vivem em lares com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19; e por fim, todo o público de 5 a 11 anos, começando pelos mais velhos.  

De acordo com estimativa do IBGE, em 2021, calcula-se que, no Maranhão, haja cerca de 822.908 crianças na faixa etária de 5 a 11 anos. Em todo o país, o público-alvo estimado para a vacinação é de 20,4 milhões. Para a imunização das crianças brasileiras serão necessárias 40 milhões de doses. O intervalo entre a primeira e segunda dose para este público deverá ser de 8 semanas. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »