MENU

06/01/2022 às 19h25min - Atualizada em 06/01/2022 às 19h25min

Governo leva ações de saúde a famílias prejudicadas pela chuva no interior do estado

Secom/MA
Equipes de Saúde visitam povoados isolados pela chuva - Foto: Divulgação
 
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou, nesta quinta-feira (6), as ações de saúde específicas para assistir as famílias prejudicadas pelas fortes chuvas no interior do Maranhão.  

Uma das cidades mais atingidas pelas chuvas é Mirador, onde, em parceria com a prefeitura municipal, foi montado um ambulatório para prestar assistência em saúde de baixa complexidade a pacientes que não estão conseguindo acesso ao hospital. O ambulatório está funcionando na Escola Municipal Geraldo Sá, na sede da cidade. No local, é realizada a triagem para atendimento médico clínico, com medicação e testagem para detecção da Covid-19.  

Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, essa ação é fundamental para garantir o atendimento emergencial às famílias atingidas pela chuva. “A Secretaria de Saúde está mobilizada, juntamente com as demais secretarias do Governo do Maranhão, para levar ações que amenizem o sofrimento dessas pessoas que estão passando por esse momento tão difícil. Nossas equipes de saúde estão em campo levando assistência para garantir os cuidados básicos a essa população”, afirma o secretário Carlos Lula.  

Para montagem do ambulatório, a SES enviou uma ambulância, além de poltronas e cadeiras, cama, carro de emergência, cadeiras de rodas, colchão adulto, aparelhos de pressão, termômetro, material de curativo e medicação.  

De acordo com o secretário adjunto da SES que está na região, Giltarlã Araújo, foi realizado um planejamento de ações imediatas para ajudar a população mais atingida, levando atendimento médico às comunidades mais isoladas.  

“A Secretaria de Estado da Saúde está prestando todo o suporte para a população. Além do ambulatório, também trouxemos uma ambulância que está dando assistência para a zona rural da cidade, que abriga 50% da população. Estamos com equipes acessando os povoados pela terra e pelo ar. O caminho, neste momento, é a união de todos os segmentos governamentais e a sociedade civil para que essas pessoas sejam bem assistidas”, pontua o secretário adjunto Giltarlã Araújo.  

Profissionais da Força Estadual de Saúde (Fesma) também foram deslocados para Mirador e, além de atenderem no ambulatório, estão visitando os povoados isolados pela chuva com o auxílio do Centro Tático Aéreo (CTA).  

“A Fesma, sendo uma equipe que também presta assistência emergencial, foi convocada para prestar assistência a esses municípios que estão passando por essa situação. Estamos auxiliando a administração municipal nos atendimentos que estão sendo realizados no ambulatório e nos povoados mais atingidos pelas chuvas, que estão isolados”, destaca o enfermeiro da Fesma, Rômulo Bogéa. 

Campanha
Em paralelo às ações que já estão sendo executadas, a SES e também está realizando uma campanha voltada para servidores da rede estadual de saúde com o objetivo de arrecadar alimentos não-perecíveis que serão doados para as famílias prejudicadas pelas fortes chuvas e enchentes no interior do Maranhão. As doações podem ser feitas no RH da Secretaria de Estado da Saúde ou no setor administrativo das unidades estaduais de saúde.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »