MENU

04/01/2022 às 19h06min - Atualizada em 04/01/2022 às 19h06min

Parceria entre Governo do Estado e Aldenora Bello zera fila de espera para tratamento o radioterápico no Maranhão

Secom/MA
Entrega oficial da expansão do setor de Radioterapia do Hospital Aldenora Bello - Fotos: Ilano Lina
 
Nesta terça-feira (4), o Governo do Estado em parceria com a Fundação Antonio Dino, mantenedora do Hospital do Câncer Aldenora Bello, entregou oficialmente a expansão do setor de Radioterapia da unidade, que agora conta com dois novos aceleradores lineares, eliminando, assim, a fila de espera para início do tratamento radioterápico.

Representando o governador Flávio Dino, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou que o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), apoiará a unidade com a destinação de recursos para a garantia do funcionamento do novo serviço.

“Com essas duas novas máquinas que terão aporte do Governo do Estado do Maranhão, nós conseguimos zerar a fila de espera para tratamento de radioterapia. Anos atrás, os pacientes chegavam a aguardar por quase um ano e meio apenas para iniciar seu tratamento. Hoje, com o contrato que fizemos com um hospital privado e as novas máquinas que estão em funcionamento no Hospital Aldenora Bello, conseguimos zerar completamente a fila”, comemora o secretário de Saúde, Carlos Lula.

Além dos dois novos equipamentos, a unidade já possui dois aceleradores lineares e um aparelho de braquiterapia. A expectativa é que sejam feitas aproximadamente 600 novas sessões de radioterapia por mês. “Esse é um marco histórico para o Maranhão e um dia de muito orgulho para nós. Quem ganha com isso são os pacientes, que não terão mais que esperar para iniciar seus tratamentos. Hoje o Maranhão possui um dos maiores centros de radioterapia do Norte e Nordeste do país. Conseguiremos fazer pelo SUS inclusive radiocirurgia, serviço que não era oferecido antes”, afirmou o vice-presidente da Fundação Antonio Dino, Antonio Dino Tavares.

A dona de casa Paula Neves Silva Costa, 31 anos, é mãe do Kaick de 5 anos e conta que está muito feliz em ver o serviço de radioterapia sendo ampliado. “Meu filho faz tratamento contra leucemia há um ano e meio aqui no Aldenora Bello e a expansão desse serviço me deixa muito feliz, porque sei que outras crianças terão oportunidade de tratamento”, diz a mãe.

Também participaram da entrega dos novos aparelhos o prefeito de São Luís, Eduardo Braide; a presidente da Fundação Antônio Dino, Enide Moreira Lima Jorge Dino; a ex-prefeita Gardênia Gonçalves; a ex-deputada estadual Gardênia Castelo; o ex-deputado federal Chiquinho Escórcio; o diretor de cinema Jayme Monjardim; funcionários e pacientes do Hospital Aldenora Bello.

 

Contrato renovado

No mês de novembro de 2020, a Secretaria de Estado da Saúde assinou um contrato com o Hospital São Domingos para ampliar o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) ao tratamento da radioterapia. A medida ajudou a diminuir o tempo de espera dos pacientes oncológicos por radioterapia. Ao todo, 618 pacientes já foram atendidos e o contrato com a unidade foi renovado. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...