MENU

03/01/2022 às 20h12min - Atualizada em 03/01/2022 às 20h12min

Em janeiro, chuvas acima do volume normal devem incidir sobre grande parte do Pará

Bruna Brabo
Agência Pará
Na Região Metropolitana de Belém (RMB), os valores máximos de precipitação para o mês apontam em torno de 400 a 500 mm/mês - Foto: Divulgação
  
Os paraenses devem esperar por um volume de chuvas acima do esperado para o mês de janeiro, é o que prevê o serviço meteorológico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

Na Região Metropolitana de Belém (RMB), os valores máximos de precipitação para o mês de janeiro apontam em torno de 400 a 500 mm/mês, enquanto na climatologia mínima estes valores podem ocorrer entre 300 e 400 mm/mês. Para o Nordeste paraense, a climatologia máxima indica que na faixa litorânea pode atingir em torno de 500 mm/mês de chuva, enquanto que na climatologia mínima, este valor pode atingir entre 200 e 300 mm/mês.

A climatologia máxima prevê que sobre a porção norte do sudeste espera-se entre 300 a 400 mm/mês de chuva para o mês de janeiro. Outra observação é que sobre a mesorregião Sudoeste podem ter áreas - às proximidades dos municípios de Trairão e Itaituba - que alcancem valores de 500 mm/mês de chuvas. Já sobre a climatologia mínima para esta região, a discrepância é considerável, uma vez que o cenário indica um acumulado em torno de 250 mm/mês. Sobre o nordeste do Marajó, também podem ter áreas que tenham acumulados de 500 mm/mês
.
De acordo com a análise da previsão, grande parte do estado do Pará apresenta possibilidade para chuvas acima do normal, principalmente sobre a RMB, leste do Marajó, extremo noroeste da Calha Norte e parte do Sudeste e Sudoeste paraense. No extremo Sul do Estado, a previsão indica chuvas dentro da normalidade, exceto pela porção sul da Calha Norte, oeste do Marajó e Baixo Amazonas, onde se espera volumes de chuvas muito acima do normal.

Dessa forma, a mesorregião do Marajó, RMB, porções leste do Nordeste e norte do Sudeste, tendem a ter acumulados de chuvas em torno de 500 mm no mês de janeiro, assim como para o extremo oeste do noroeste paraense. Para o restante da Calha Norte e Baixo Amazonas o volume de chuvas esperado para o mês de janeiro é em torno de 350 a 400 mm. Assim como para as mesorregiões do Sudeste e Sudoeste. Apenas para alguns municípios localizados no extremo Sudeste e extremo norte da Calha Norte, o volume de chuvas podem alcançar os menores valores, mínimo de 75 mm no mês de janeiro. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »