MENU

03/01/2022 às 19h11min - Atualizada em 03/01/2022 às 19h11min

Sobe para mais de 150 o número de desabrigados pelas enchentes em todo estado

O monitoramento e acompanhamento vem sendo feito desde o dia 24 de dezembro, início das enchentes.

Da Redação
Corpo de Bombeiros Militar/TO
Ao todo, mais de 700 pessoas foram impactadas de forma direta pelas cheias dos rios - Foto: Divulgação
   
São Miguel do Tocantins/TO - 
De acordo com os dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Tocantins neste domingo, 2 de janeiro, o número de pessoas afetadas pelas cheias dos rios de norte a sul do estado aumentou. Segundo o boletim, 766 pessoas foram diretamente impactadas pelas enchentes. Destas, 157 ainda estão desabrigadas. Chuvas intensas registradas em todas as regiões do estado desde a semana passada causaram um aumento considerável do volume de água em córregos, rios e lagos, atingindo milhares de famílias.

Segundo o boletim, a situação mais grave é no Bico do Papagaio. Na Bela Vista, povoado de São Miguel do Tocantins, 91 pessoas não podem retornar às suas casas. Já em Araguanã, 49 pessoas ainda estão desabrigadas. Em Paranã, na região sudeste do estado, as condições melhoraram e as oito famílias que estavam desabrigadas conseguiram retornar para casa.

Os 157 desabrigados foram encaminhados para abrigos públicos onde estão recebendo assistência dos governos estaduais e municipais, além de outras instituições. Ainda de acordo com o boletim, 249 pessoas precisaram ser resgatadas ou retiradas de áreas de risco, mas não precisaram de abrigo. Outras 92 pessoas ficaram desalojadas e precisaram ir para casa de parentes ou amigos.

Ao todo, 35 dos 139 municípios estão sendo monitorados pelos Bombeiros e Defesa Civil. Quatro deles já decretaram estado de Emergência ou Calamidade. Desde o início das enchentes, uma morte foi registrada. Um homem foi levado por correnteza no Rio São Domingos em Arraias.

As defesas Civis Municipais estão sendo informadas e acompanham o andamento da situação nos respectivos municípios, atuando de forma isolada ou em parceria com equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »