MENU

03/01/2022 às 18h35min - Atualizada em 03/01/2022 às 18h35min

Prefeitura monitora locais afetados pelas fortes chuvas e presta assistência à população

Defesa Civil informou que choveu 120 mm em apenas 13 horas

Islene Lima
Superintendência de Defesa Civil
As equipes estão empenhadas para atuarem no que for necessário para reparos e demais atendimentos a população. (Foto: Mariana Campos)

Imperatriz enfrentou mais um dia de fortes chuvas desde a madrugada desta segunda-feira (03). De acordo com a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, choveu 120mm em apenas 13 horas, equivalente para dois meses de chuva em toda cidade.

Diante disso, o Município, por determinação do prefeito Assis Ramos, imediatamente acionou uma força-tarefa, com Defesa Civil, Superintendência de Limpeza Pública (SLP), secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), Desenvolvimento Social (Sedes), Governo e Projetos Estratégicos (Segov), entre outros órgãos responsáveis por ações urgentes voltadas à população.

De acordo com o superintendente Josiano Galvão, que acompanha com a equipe técnica da Defesa Civil, mais de 500 famílias foram afetadas pelas inundações, sendo que 130 estão desabrigadas e 58 desalojadas.

“O período chuvoso começou em outubro de 2021, desde lá, a Defesa Civil, bem como outros órgãos municipais, já se preparavam para o que poderia ser o 'inverno' mais rigoroso dos últimos anos. Diante disso, a Prefeitura já tinha elaborado um plano de contingência visando proteção, apoio e prevenção nos principais pontos de alagamentos, e é isso que estamos fazendo. Infelizmente a quantidade de chuva foi maior, porém nossa equipe com 50 bis, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Setran, Policia Militar, entre outros órgãos, estão auxiliando e trabalhando no que for necessário aos atingidos”, explica Josiano.

Em Imperatriz, os abrigos estão localizados na Igreja Jerusalém Celeste, Escola Tiradentes, Igreja São Sebastião, Quadra Caema, Parque de Exposições, Igreja Assembléia De Deus - Caema, Escola Governador Acher, com previsão de ampliar os locais. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologista (INMET), a previsão é de mais chuva com alerta vermelho, com grau de severidade máximo para as próximas horas em Imperatriz e municípios vizinhos.

O alerta informa que a previsão é de chuva superior a 60mm/h ou maior que 100 km/h, com início hoje, válido até às 10h de terça-feira (04) de janeiro.

A Defesa Civil trabalha com o monitoramento dos pontos mais alagados deixando em alerta os moradores do Parque Alvorada I e II. Além disso, o trabalho da equipe monitora o nível do rio Tocantins, que já está 10 metros acima do normal e dos riachos que cortam a cidade.

Em caso de emergência a população pode entrar em contato pelo número disponibilizado pela Defesa Civil: (99) 99152-0832. O serviço é ofertado 24 horas por dia. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...