MENU

02/01/2022 às 00h01min - Atualizada em 02/01/2022 às 00h01min

Ponha em prática a reeducação alimentar em 2022

Se você pensa que somente a atividade física e os procedimentos estéticos darão conta das gorduras extras conquistadas nas festas de final de ano, está cometendo grande equívoco

Da Redação
GB Edições
Literalmente, ponha na balança o que você pretende comer. Escolha os alimentos e prefira sempre os naturais, como legumes, frutas, grãos e verduras / Foto: GB Imagem
  
Pode parecer repetitivo falar disso, mas cuidar da alimentação é fundamental. Nunca antes o ser humano teve acesso a tanta comida industrializada; nunca antes se falou tanto em receitas e métodos de cocção na mídia; nunca antes se viu tanta propaganda de fast-food. Come-se muito mais e depois “se acaba” para perder os quilos extras; se gasta muito dinheiro com comida, academia, procedimentos estéticos enquanto, aos poucos, a saúde se deteriora. A obesidade é o mal do século que atinge a todos, inclusive as crianças.

Apresentar corpo sarado, pele lisa e cabelos sedosos virou uma espécie de obrigação, uma espécie de pré-requisito para ser bem aceito e bem aceita socialmente. A mídia prega isso, a moda parece ser feita para as pessoas que têm esse perfil. Aceitar e entender os limites do próprio corpo gera ansiedade.

Livrar-se do peso extra e nunca mais encontrá-lo é o ideal e isto é possível recorrendo-se à reeducação alimentar. "Reeducação Alimentar", êta frase que escutamos com frequência e como parece difícil segui-la!!!

É importante consultar um endocrinologista para uma avaliação. Ele poderá indicar um cardápio adequado ao seu tipo físico, idade e modo de vida. A partir daí, é seguir as instruções e ter paciência, pois a educação alimentar vai fazer você emagrecer com saúde e isto nem sempre é tão rápido quanto se imagina. Depende muito da quantidade de exercícios físicos que se pratica. É isso mesmo, é preciso adequar à alimentação e movimentar-se também, mas sem neuroses e sem cobranças. Tem que ser com alegria e vontade de ficar em forma.

Os especialistas em nutrição dão algumas dicas extras para aqueles que pensam em livrar-se das gordurinhas indesejáveis aprendendo a comer corretamente.

É preciso ter prazer em comer por isso não se obrigue a ingerir o que não gosta. Faça cinco ou seis refeições balanceadas por dia e não como fora destes horários. Fique longe dos alimentos engordativos, e entre esses estão os doces e bolos. Aposte sempre nas frutas, iogurtes desnatados ou gelatinas. O delicioso sorvete de massa pode perfeitamente ser substituído por um picolé de frutas, mas cuidado porque estes têm açúcar.

No jantar, evite os carboidratos, preferindo as saladas e legumes. Antes de deitar-se, tome uma boa xícara de chá com adoçante e coma biscoitos com fibras. Não opte por jejum, isto só faz com que o organismo "armazene" gorduras imaginando que elas poderão faltar.

A carne deve ser grelhada, dando preferência às carnes brancas. Substitua o óleo por azeite e inclua os desnatados e lights em sua dieta normal. Alguns famosos da televisão controlam a sua alimentação e assim mantêm a silhueta esbelta. Algumas atrizes não têm vergonha de dizer que levam marmita quando estão gravando novelas, por exemplo. Outras carregam uma espécie de mamadeira com sopa nutritiva, mas que prometem não adicionar calorias.

Geralmente o cardápio das marmitas dos famosos é composto de arroz integral, legumes cozidos e um pedacinho de carne grelhada.

Eles podem servir de inspiração, mas principalmente inspire-se em você mesmo. Pegue uma foto na qual você se considera em forma e grude-a em local visível - na porta da geladeira por exemplo. Olhe para a foto e fixe-se em seu objetivo.

Encare o seu novo desafio com alegria e otimismo. Pense que além de melhorar a sua silhueta, você estará ganhando mais saúde e bem-estar.

Aprenda a contar calorias e faça substituições. Por exemplo, nada mais gostoso do que lanche fast-food, os mais populares composto de pão, hambúrgueres e acompanhamentos têm em média 560 calorias cada um; cachorro-quente, 314 calorias; sanduíche com ricota, atum, cenoura, alface e tomate, cerca de 170 calorias. É você quem escolhe!

E tem mais, a alimentação inadequada é um dos fatores que provocam retenção de água e isto ajuda a desencadear a malvada celulite. Este é mais um motivo para você tomar uma atitude na vida e querer alimentar-se corretamente.

Reeducação alimentar não pode ser sinônimo de sacrifício. As frutas são deliciosos ingredientes para se preparar sorvetes e outras sobremesas. Use a sua criatividade / Foto: GB Imagem

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »