MENU

24/09/2020 às 18h44min - Atualizada em 24/09/2020 às 18h44min

Hospital Geral de Palmas fortalece protocolo para atendimento de pacientes com AVC

Luciana Barros
Secom/TO
Núcleo de Práticas Médicas Assistenciais tem a função de gerenciar os dados da Unidade do AVC - Foto: André Araújo/Governo do Tocantins
 

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda causa de mortalidade no mundo e a principal causa de incapacidade em adultos. O Hospital Geral de Palmas (HGP), por meio do Núcleo de Práticas Médicas Assistenciais (Nupma), apresentou a revisão do Protocolo de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI) com Terapia Trombolítica Alteplase (rt-PA), além dos indicadores assistenciais da Unidade de Cuidados Agudos do AVC do primeiro semestre de 2020.

De janeiro a junho deste ano, foram 105 internações na unidade do AVC do HGP. Dessas internações, 57% foram Acidente Vascular Cerebral Isquêmico e 21% Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH). Na unidade, também foram realizadas 12 trombólises neste período.

Segundo o médico especialista em neurologia vascular e coordenador da Unidade de Cuidado Agudo ao AVC, Marcelo Cabral, o Protocolo de AVC-I com Terapia Trombolítica Alteplase passou por revisão, com expansão da janela terapêutica para a Trombólise do AVC de quatro horas e meia para nove horas do início dos sintomas. “Nosso intuito é diminuir  a mortalidade e o tempo de internação e, consequentemente, a chance de sequelas. Atualmente, atendemos todos os tipos de pacientes incluindo isquêmico e  hemorrágico e o tempo é fundamental para salvar vidas”, afirma.

O especialista alerta ainda que "perceber os sintomas como fraqueza de um lado do corpo, dificuldade para falar, diversos desequilíbrios na parte motora, tornou-se essencial para salvar vida do paciente. Neste caso, deve-se buscar atendimento imediatamente na unidade hospitalar. Nas situações de pacientes das unidades de médio porte, o profissional, ao perceber que os usuários apresentam estes sintomas, deve encaminhá-los o mais rápido possível a uma unidade de alta complexidade, referência no tratamento”, orienta.

“O Núcleo de Práticas Médicas Assistenciais tem a função de gerenciar os dados da Unidade do AVC e principalmente saber o tempo da tomografia e porta trombólise dos usuários que necessitam deste procedimento, realizado para tratar um coágulo nos membros inferiores, o que provoca lesão isquemia aguda [diminuição do fluxo sanguíneo no membro afetado]”, ressalta a enfermeira do Nupma, Vanessa Salgado. 

Unidade do AVC

A Unidade de Cuidados Agudos do AVC (U-AVC) foi criada em 2016. Com o serviço, o HGP passou a ser referência para o atendimento aos pacientes com AVC, realizando o procedimento com o uso de trombolítico, conforme protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas. Atualmente, o serviço conta com uma equipe multiprofissional capacitada que oferta assistência 24 horas.

Nupma

O Núcleo de Práticas Médicas e Assistenciais trabalha na implementação de protocolos de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), de dor torácica; de sepse, de transporte intra-hospitalar de pacientes e de manejo do óbito hospitalar, entre outros. Atua também na elaboração, na publicação e no monitoramento dos protocolos assistenciais multiprofissionais que fazem a diferença durante a assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sinais e sintomas de AVC

Na orientação profissional, devem ser observados sinais e sintomas como: fraqueza de um lado do corpo; dificuldade para falar; perda de visão; perda da sensibilidade de um lado do corpo; alterações motoras; paralisia de um lado do corpo; distúrbio de linguagem e distúrbio sensitivo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »