MENU

26/12/2021 às 20h43min - Atualizada em 26/12/2021 às 20h43min

Nas ceias de Natal e Ano Novo mantenha o foco e o equilíbrio para não se arrepender depois

Da Redação
GB Edições
 1  Lembre-se de que a prioridade é encontrar as pessoas e estreitar os laços de amor e amizade. A comida não é a atração principal. Não tenha pressa em “atacar” os pratos.  2  Os pratos assados ou grelhados geralmente têm menos gorduras. Escolha com atenção entre as opções oferecidas priorizando as saladas verdes, frutas e grãos / GB Imagem    

Há quem diga que as festas de final de ano são uma “perdição”, principalmente para quem contou calorias durante todo ano.

Isso não exatamente mentira porque junto com o final do ano vêm os feriados, as férias e aquela vontade de deixar as regras de lado e comer sem medo de ser feliz.

Normalmente, os menus festivos contêm grande quantidade de gorduras, que pode aumentar o nível de colesterol, um risco para quem já tem predisposição à obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares. Por isso, o ideal é priorizar a ingestão de proteínas, optando, por exemplo, por peixes e carnes magras, como lombo de porco. Isso porque cada 100 gramas de lombo contêm 06 miligramas de gordura e 103 miligramas de colesterol, enquanto a sobrecoxa de frango na mesma quantidade, apresenta 12 miligramas de gordura e 145 miligramas de colesterol.

Outra dica importante é prestar atenção ao modo de preparo dos alimentos. É importante evitar a fritura e priorizar os assados. No caso do lombo, por exemplo, ele deve ser preparado sem bacon e pode ser acompanhado de alguma fruta, como abacaxi grelhado ou pêssego.

Aposte nas oleaginosas

Para acompanhar o prato principal, a recomendação de nutricionistas é uma farofa com oleaginosas como castanhas, nozes e amêndoas. Essa receita coadjuvante ajuda a proteger contra o diabetes e doenças cardiovasculares. Isso porque as oleaginosas são anti-inflamatórias, têm alto teor de fibra e são carregadas de nutrientes, vitaminas e minerais, além de possuírem gorduras boas e óleos como ômega 3, que regula os níveis de colesterol, previne o entupimento de veias e artérias e a formação de coágulos no sangue.

A época também é bastante favorável para o consumo de frutas como pêssego, uva, cereja “in natura” que têm alto teor de água e fibra, ajudando na absorção do colesterol e na saciedade. O truque é reduzir o tamanho das porções e acrescentar as frutas ao prato, porque isso ajuda a não extrapolar tanto nas calorias.
É recomendável beber bastante água, ideal para hidratar e degustar melhor o sabor dos alimentos. A ingestão de petiscos com adição extra de sódio nessa época é comum, por isso, quanto mais água for possível beber, melhor. A bebida alcoólica não é recomendada, mas se for imprescindível, é preferível optar por 50 ml a 100 ml de uma taça de vinho tinto, pois tanto ele quanto o suco de uva integral podem reduzir o risco de inflamação das artérias.

Dica de ouro: quando preparar o seu prato, analise as opções e escolha primeiramente as que forem mais saudáveis e naturais. Ingira primeiro essas para acalmar a fome. Quando voltar à mesa para o segundo prato, vai perceber que está praticamente saciado e daí a ingestão de outras opções mais calóricas será bem menor.

Passadas as noites de festas, volte à sua rotina e às opções saudáveis no prato.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »