MENU

24/12/2021 às 18h37min - Atualizada em 24/12/2021 às 18h37min

UFMA realiza pesquisa sobre desafios enfrentados na Universidade durante a pandemia

Angela Lima
Ascom / UFMA
Foto: Divulgação
 
A Universidade Federal do Maranhão, acatando as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), suspendeu as atividades presencias para garantir a saúde da comunidade acadêmica em decorrência da pandemia provocada pelo coronavírus. Tendo em vista esse cenário de aulas remotas durante a pandemia, a UFMA está desenvolvendo uma pesquisa que tem a pretensão de ouvir a opinião da comunidade universitária sobre as experiências vividas durante a pandemia, cuja coleta de formulários fica aberta até o dia 10 de janeiro de 2022, via Sigaa.

Segundo a professora Li-Chang Shuen Cristina Silva Sousa, diretora de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Comunicação do Câmpus São Luís, a pesquisa institucional promovida pela administração superior, a partir da Pró-Reitoria de Ensino, uma demanda do próprio reitor Natalino Salgado para que a Instituição consiga entender como o ensino remoto impactou a vida de alunos e professores ao longo desses quase dois anos de ensino remoto.

A pesquisa busca entender quais foram as dificuldades dos alunos e professores, quais foram os acertos e erros, problemas e soluções e levantar dados sobre o ensino remoto desde que a pandemia obrigou as universidades a adotá-lo.

“A gente quer saber da nossa comunidade como está a aceitação à vacinação, o acesso à vacina e como a comunidade encara a ameaça das novas variantes. Estamos fazendo o inquérito sanitário do ponto de vista da opinião da nossa comunidade acadêmica sobre a questão sanitária e também sobre o ensino remoto que a pandemia nos obrigou a adotar”, explicou a diretora de Extensão.

Saiba mais

A pesquisa está aberta para alunos e professores participarem via Sigaa desde o dia 17 de dezembro, sendo muito importante a participação de toda a comunidade acadêmica. Segundo a professora Li-Chang, há perguntas específicas para estudantes e docentes. Os dados coletados são anônimos, sigilosos e protegidos contra a utilização por pessoas não autorizadas.

A UFMA foi uma das instituições pioneiras na oferta de aulas remotas, a partir de junho de 2020. O semestre remoto especial, de adesão voluntária de 18 de junho a 18 de julho de 2020, e sua posterior avaliação por docentes e discentes, ajudou a estabelecer as diretrizes para os semestres 2020.1, 2020.2 e 2021.1. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »