MENU

21/12/2021 às 19h46min - Atualizada em 21/12/2021 às 19h46min

Nomes curtos e compostos começam a se mostrar tendência em período que teve

João Miguel e Helena na liderança dos nomes mais registrados do ano em Imperatriz

Assessoria de Imprensa da Arpen-MA
Foto: Divulgação
 
João Miguel, com 61 registros, e Gael, com 55, foram os nomes mais escolhidos pelos brasileiros para registro de nascimento de seus filhos em 2021. Já Helena foi o nome feminino mais escolhido pelos pais no último ano. O ranking geral dos nomes mais escolhidos no ano mostra a preferência por nomes simples e também compostos, uma tendência observada pelos dois Cartórios de Registro Civil de Imperatriz responsáveis por registrar os nascimentos dos quase 6 mil de bebês neste ano.
 
 A lista de nomes masculinos, liderada por João Miguel, tem na sequência, Gael (55), Theo (53) e Arthur (48). Já na escolha dos nomes femininos, além de Helena em primeiro lugar (42), estão Heloisa (38), Maria Julia (35) e Laura (35). Nesta classificação, outros três nomes compostos integram o top 10: Maria Cecília (31), na sexta colocação, Maria Alice (24), na oitava e Maria Helena (24), na nova colocação. Veja a lista completa no final do texto.
 
 Os dados completos catalogados pelos Cartórios maranhenses integram o Portal da Transparência do Registro Civil (https://transparencia.registrocivil.org.br/inicio) administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), que reúne a base de dados de nascimentos, casamentos e óbitos registrados pelas unidades presentes em todas as 217 cidades maranhenses. Na plataforma é possível realizar buscas ano a ano em todo o território nacional, em regiões, estados e municípios, possibilitando ainda recortes por nomes simples e compostos.
 
 “Podemos notar que conforme o passar dos anos, as famílias maranhenses estão preferindo nomes compostos tanto para meninas quanto para os meninos. Maria e João são nomes “antigos” e acreditava-se com que o passar dos anos haveria a diminuição desses nomes, mas podemos notar que os dois nomes mais registrados nos recém-nascidos foram variações dos deles. Além dos nomes compostos há um grande destaque referente a nomes curtos como, Gael e Alice que sempre se encontram na lista dos 50 nomes mais escolhidos”, disse Devanir Garcia, presidente da Arpen-Maranhão.
 

Mudança de nome

 Apesar do nome ser regido pela regra da imutabilidade, ou seja, deve se manter inalterado para segurança das relações jurídicas, existem exceções em lei onde a alteração é possível. Ela pode ser feita em Cartório, até um ano após completar a maioridade — entre 18 e 19 anos — sem qualquer motivação -, desde que não prejudique os sobrenomes de família. Também é possível a correção de nome quando for comprovado erro evidente de grafia no registro.
 No caso de pessoas transexuais, a mudança do nome pode ser feita em Cartório, sem a necessidade de prévia autorização judicial, apenas com a confirmação de vontade do indivíduo. As demais alterações, como exposição do nome ao ridículo ou proteção a testemunhas só podem ser feitas por meio de processo judicial.
 
 Já a inclusão do sobrenome, pode ocorrer nos casamentos, nos atos de reconhecimento de paternidade e maternidade - biológica ou socioafetiva -, e nos casos em que os pais de filhos menores constatam, em conjunto, que o registro original não reflete todas as linhagens familiares. Já a retirada ou alteração do sobrenome pode ser solicitada pela pessoa viúva, mediante a apresentação da certidão de óbito do cônjuge.
 
 RANKING NACIONAL DE NOMES MAIS REGISTRADOS NA DÉCADA
 
10 NOMES MAIS FREQUENTES
JOÃO MIGUEL 61
GAEL 55
THEO 53
ARTHUR 48
HEITOR 47
MIGUEL 44
GABRIEL 43
HELENA 42
HELOISA 38
DAVI 37
 
10 NOMES MASCULINOS MAIS FREQUENTES
 JOÃO MIGUEL 61
GAEL 55
THEO 53
ARTHUR 48
HEITOR 47
MIGUEL 44
GABRIEL 43
DAVI 37
BENÍCIO 36
BERNARDO 36
 
10 NOMES FEMININOS MAIS FREQUENTES
HELENA 42
HELOISA 38
MARIA JULIA 35
LAURA 35
ALICE 32
MARIACECÍLIA 31
VALENTINA 29
MARIA ALICE 24
MARIA HELENA 24
ELISA 23
 
Sobre a Arpen/MA
Fundada em fevereiro de 2014, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Maranhão (Arpen-MA) representa os titulares Cartórios de Registro Civil, que atendem a população nos municípios do Estado do Maranhão. É no Registro Civil que são realizados os principais atos da vida civil de uma pessoa, a exemplo do registro de nascimento, casamento, emancipação e óbito.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »