MENU

19/12/2021 às 22h15min - Atualizada em 19/12/2021 às 22h15min

A brasileira que ajudou a salvar judeus na Segunda Guerra Mundial

“Passaporte Para a Liberdade” que estreia nesta segunda na tela da Globo mergulha na história de Aracy de Carvalho, uma mulher forte, determinada e, acima de tudo, justa

Da Redação
GB Edições
“Passaporte para a Liberdade” contará a história de Aracy de Carvalho (Sophie Charlotte), brasileira que montou um esquema para salvar judeus na Segunda Guerra Mundial / GB Imagem
  
Antes chamada de “Anjo de Hamburgo”, “Passaporte para a Liberdade” estava com a produção bem atrasada, primeiro por questões burocráticas, depois pela pandemia, mas finalmente a Globo vai exibir a atração a partir da noite desta segunda-feira.

“Passaporte Para Liberdade” é a primeira produção da Globo em parceria com a Sony Pictures Televison. A minissérie foi escrita por Mario Teixeira e Rachel Anthony, com direção artística de Jayme Monjardim, direção de Seani Soares.

Exibida em oito capítulos, “Passaporte Para a Liberdade” mergulha na história de Aracy  de Carvalho (Sophie Charlotte), uma mulher forte, determinada e, acima de tudo, justa. À primeira vista, ela passaria despercebida à maioria dos olhos. Simples e sem holofotes, Aracy nunca buscou por títulos ou reconhecimentos. Em 1935, a brasileira, divorciada de seu primeiro marido e com um filho pequeno, Eduardo Carvalho, vai para a Alemanha em busca de trabalho e não tarda em conseguir um cargo no consulado brasileiro em Hamburgo, no setor de passaportes. Foi ali que ela conseguiu salvar muitos judeus da prisão e do Holocausto ao facilitar a emissão de vistos para o Brasil – ignorando restrições e driblando empecilhos. 

A trama se desenvolve a partir da convocação de João Guimarães Rosa (Rodrigo Lombardi) para ocupar o cargo de cônsul-adjunto do Brasil em Hamburgo. Logo em seu primeiro dia de trabalho na nova cidade, o brasileiro recém-chegado conhece Aracy - e se encanta por ela na mesma velocidade. Com o passar dos dias, João percebe que a funcionária do consulado escondia algo. Se encontrando com judeus às escondidas e sempre acompanhada de Hardner (Stefan Weinert), seu cúmplice e melhor amigo, Aracy é questionada e acaba explicando todo o seu esquema para João. Ele chega a hesitar, mas logo se convence de que era o justo a ser feito. 

A beleza e a simplicidade de Aracy chamam a atenção não só do cônsul-adjunto, que passa a se tornar seu aliado no amor e na missão solidária, mas também de um importante capitão da SS, a tropa de elite de Hitler. Não tardou para que o nazista Thomas Zumkle (Peter Ketnath) ficasse obcecado por descobrir o segredo dela, apesar do caso amoroso com Vivi (Gabi Petry), a bela cantora do Cabaré Babel. Encantado e curioso, Zumkle começa a seguir cada passo da funcionária do consulado, e suas frequentes investidas, além de incomodar Aracy, passam a colocar em risco toda a ajuda que ela oferecia aos judeus. 

“Quando conheci a história dessa mulher incrível, me senti determinado a contá-la para o mundo. Uma mulher inteligente, empática, batalhadora e que não cruzou os braços diante do que via ao seu redor. Aracy sempre foi uma pessoa extremamente discreta. Hoje, é nosso trabalho mostrar como, com coragem, determinação e um amor sem igual pelas pessoas, ela conseguiu mudar o destino de tanta gente”, explica Jayme Monjardim, diretor artístico da atração.  

Sua luta inspiradora entrou para a história mundial e, pela primeira vez, é retratada em uma minissérie. Com sua ousadia e força, ganhou o título de “Justos entre as Nações”, instituído pelo Memorial do Holocausto, em Israel, como reconhecimento aos não judeus que protegeram vidas durante a guerra. No fundo, o resgate ao próximo já lhe bastava.

O elenco escolhido para compor “Passaporte Para Liberdade” é marcado pela diversidade de nacionalidades. A produção apostou na mistura de talentos brasileiros e internacionais. Além de Sophie Charlotte e Rodrigo Lombardi, que dão vida a Aracy de Carvalho e João Guimarães Rosa, estão também no elenco Tarcísio Filho como o cônsul Souza Ribeiro; Gabriela Petry como a cantora de cabaré Vivi Landau, de família judia; João Cortês como Wilfried Shwartz, soldado nazista; Bruce Gomlevsky como Hugo Levy, um dos judeus que recebe ajuda de Aracy; e Jimmy London como Mendel Krik, chefe da máfia judaica do porto de Hamburgo.  

Entre os talentos internacionais, se destacam os alemães Peter Ketnath e Stefan Winert, que dão vida ao capitão das tropas SS Thomas Zumkle e ao amigo e confidente de Aracy, Milton Hardner, respectivamente; o britânico Thomas Sinclair Spencer, que interpreta o facínora soldado nazista Karl Schaffer; a atriz israelense Sivan Mast que interpreta Helena Krik, jovem da resistência contra Hitler que se apaixona pelo judeu Rudi Katz, vivido pelo italiano Jacopo Garfagnolli; além da polonesa Izabela Gwizdak, que na trama é Margarethe Levy, esposa de Hugo (Bruce Gomlevsky), uma das pessoas que recebe a ajuda de Aracy e acaba se tornando sua melhor amiga; e o americano Brian Townes, que vive o nazista Comandante Heinz.

A história contada em “Passaporte para a Liberdade” promete emocionar o público neste final de ano, com uma trama baseada em fatos reais que acontece num período tão nebuloso da história mundial. Uma curiosidade é que a minissérie foi gravada totalmente em inglês, por se tratar de uma co-produção e ser exibida em todo o mundo. A Globo vai colocar no ar a versão dublada. As versões dublada e legendada também estarão disponíveis no Globoplay.

Quem é quem...
 1  O futuro escritor João Guimarães Rosa, à época cônsul-adjunto do Brasil em Hamburgo, na Alemanha, é interpretado por Rodrigo Lombardi / Jayme Monjardim-RG;  “Passaporte para Liberdade” mostra parte da vida de Aracy (Sophie Charlotte) e João (Rodrigo Lombardi), que se conhecem na cidade alemã de Hamburgo e embarcam em uma história de amor movida pelo altruísmo e resgate ao próximo / Jayme Monjardim-RG;  O ator alemão Peter Ketnath interpreta o oficial nazista Thomas Zumkle que fará de tudo para descobrir o segredo de Aracy (Sophie Charlotte) / Jayme Monjardim-RG.


 4  Cena da minissérie “Passaporte para a Libertade” com os personagens Zumkle (Peter Ketnath) e Vivi (Gabriela Petry) / Victor Pollak-RG;  Bruce Gomlevsky vive Hugo Levy, um dos judeus que recebe ajuda de Aracy (Sophie Charlotte) / Victor Pollak-RG;  Jimmy London é Mendel Krik, chefe da máfia judaica do porto de Hamburgo / Victor Pollak-RG.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »