19/12/2021 às 20h05min - Atualizada em 19/12/2021 às 20h05min
Livros & Leitura
Leia e comente.
Da Redação
GB Edições
Uma Canção de Natal
Incapaz de compartilhar momentos de amizade e de compreender a magia do Natal, Ebenezer Scrooge só encontra refúgio na riqueza e na solidão. Até que, num 24 de dezembro, recebe a visita do fantasma de Jacob Marley, seu ex-sócio falecido há sete anos. É ele quem avisa a Scrooge que mais três espíritos o visitarão para lhe dar a chance de mudar seu triste fim e ser poupado de vagar a esmo depois de morto, como Marley. Assim, o Fantasma dos Natais Passados, o Fantasma do Natal Presente e o Fantasma dos Natais Futuros levarão o protagonista para uma viagem no tempo, mostrando-lhe que a generosidade é sempre a melhor escolha. Um dos livros mais carismáticos da literatura inglesa, “Uma Canção de Nata”, recebe o crédito por ter concebido a celebração desse evento como a entendemos hoje: uma ocasião para agradecer e ajudar o próximo. De Charles Dickens, com tradução de Rodrigo Lacerda, o livro tem 136 páginas e é da Editora Penguin Companhia.
Conto de Natal de Auggie Wren
Um escritor recebe do jornal “The New York Times” a encomenda de um conto para ser publicado na manhã de Natal. Ele decide aceitar, mas tem um problema: como escrever um conto de Natal que não seja sentimental? Resolve se abrir com o amigo que trabalha na tabacaria do bairro, um personagem pitoresco chamado Auggie Wren, que promete resolver seu problema: em troca de um almoço, vai lhe contar a melhor história de Natal que já ouviu. E é uma história nada convencional a que ele conta, envolvendo uma carteira perdida, uma mulher cega e uma ceia de Natal. Tudo é virado de ponta-cabeça. O que é roubar? O que é dar? O que é uma mentira? O que é a verdade? “Conto de Natal de Auggie Wren” é de fato uma história nem um pouco sentimental, mas nem por isso pouco comovente. A presente edição, em capa dura e com lombada em tecido, traz as ilustrações da premiada ilustradora argentina Isol. O personagem Auggie Wren foi vivido no cinema pelo ator Harvey Keitel em “Cortina de Fumaça” (1995), dirigido por Wayne Wang e com roteiro do próprio Paul Auster, e “Sem Fôlego” (1995), dirigido por Wayne Wang e Paul Auster e com roteiro escrito pelos dois. O livro tem 48 páginas e é da Editora Cia das Letras.
Nosso Lugar Entre Cometas
Uma série de livros é o que conecta os três protagonistas de “Nosso Lugar Entre Cometas”, lançamento da escritora e ilustradora Fernanda Nia pela Plataforma 21. A nova obra da autora de “Mensageiro da Sorte” prestigia e aquece o coração de cada jovem apaixonado pela leitura que já fez uma amizade por meio dos livros. A história é apresentada sob o ponto de vista de três adolescentes: uma menina destemida, um garoto inseguro e uma jovem fugindo de si mesma. Lorena, Gabriel e Stefana, narradores-personagens, são apaixonados pela série literária “Cometas da Galáxia” e se aproximam em busca do mesmo objetivo: conseguir encontrar a autora Cassarola Star durante a passagem dela pelo Brasil. Só que nem o plano mais mirabolante para encontrá-la vai funcionar enquanto cada um não vencer os próprios desafios. Lorena acha que todo mundo é seu inimigo – especialmente o Gabriel. Gabriel tem dificuldade de se abrir para as pessoas e assumir os próprios gostos e sonhos, principalmente para amigos e familiares. E Stefana sonha em vestir seu tão amado cosplay, mas morre de vergonha de chamar atenção, além da insegurança que tem com o corpo. No fim das contas, o que verdadeiramente está em jogo no enredo de “Nosso Lugar Entre Cometas” é a mudança mais significativa que poderia acontecer em 24 horas na vida dos personagens: a coragem de entender quem são e do que gostam. Um grande exemplo para jovens leitores que, mais uma vez, serão transformados pelo poder dos livros. A obra tem 432 páginas.
Aurora Boreal: Amor em Forma de Luzes e Cores
O brasileiro Marco Brotto, reconhecido mundialmente pelas suas expedições, é o autor do livro “Aurora Boreal: Amor em Forma de Luzes e Cores”, para comemorar os dez anos viajando em busca de um dos fenômenos mais bonitos e intrigantes da natureza. São 220 páginas com registros das 82 viagens de Brotto nos países do Círculo Polar Ártico, simbolizando sua incrível taxa de sucesso em encontrar a Aurora em 100% das viagens e inspirando a todos que sonham em ver de perto esse acontecimento. O livro tem prefácio de Alberto Andrich, fundador e CEO da World Adventure Society, e citações de fotógrafos renomados como Luciano Candisani, da revista “National Geographic”, e Cristiano Xavier. "Meu desejo foi colocar no papel a verdadeira imagem da Aurora Boreal, por isso as edições são poucas e estão o mais próximo possível da realidade, até mesmo porque transmitir luz para o papel é muito difícil. Quem ainda não teve a experiência da Aurora vai adorar e quem já teve se recordará dos momentos mágicos e inesquecíveis”, conta Marco Brotto. A decisão de se tornar um caçador de Aurora Boreal aconteceu na primeira vez que viu as Luzes do Norte, quando Brotto decidiu largar a vida estável de empresário para compartilhar toda essa energia com outras pessoas por meio das expedições. “Guiar pessoas em busca dos seus sonhos é meu propósito de vida”, afirma. "Essas fotografias trazem muitas histórias. Muitas delas eu estava acompanhado de pessoas que naquele momento choravam ou gritavam de emoção vendo um manto de luzes nos cobrir ou uma dança frenética da Dama da Noite. Para mim não importa a força e dimensão da Aurora, ela sempre me encanta e emociona”, revela o autor. Além de fotos, o livro traz algumas referências relacionadas ao cosmos e a energia, além de depoimentos de pessoas que já presenciaram o fenômeno por meio das expedições organizadas pelo Caçador de Aurora Boreal. A obra tem 220 páginas.