MENU

17/12/2021 às 19h42min - Atualizada em 17/12/2021 às 19h42min

Pesquisadores do PPGCom de Imperatriz lançam e-book sobre os impactos da covid-19 no trabalho da imprensa no município

Hugo Oliveira
Foto: Divulgação
 
A professora Roseane Arcanjo Pinheiro e o aluno egresso Antônio Carlos Santiago Freitas, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da UFMA, Câmpus Imperatriz, lançaram, no dia 24 de novembro, o e-book “Jornalismo e Covid-19: Os relatos de profissionais de Imperatriz-MA”. O e-book foi publicado pela Edufma e teve o prefácio escrito pela presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Maria José Braga.

O e-book reúne depoimentos de dez jornalistas que atuam em emissoras de TV e assessorias de comunicação sobre a cobertura da imprensa na cidade de Imperatriz durante a pandemia. A obra traz as adequações e desafios que esses profissionais tiveram para fazer as entrevistas, apurar informações, percorrer toda a cidade e gravar matérias, mesmo em um momento de isolamento social, distanciamento e novos ritmos de trabalho.

A obra é oriunda do minicurso “A entrevista jornalística no período de pandemia”, realizado durante o Simpósio de Comunicação da Região Tocantina (Simcom), em junho de 2020. Logo após esse minicurso, os alunos e os membros do Grupo de Pesquisa Jornalismo Mídia e Memória (Joimp) realizaram as entrevistas com jornalistas locais. Os relatos foram gravados em áudios e enviados para o WhatsApp dos autores. 

Os contatos foram feitos entre julho e dezembro de 2020 e as entrevistas foram realizadas pelos estudantes Wanderson Souza, Gessiela Nascimento, Davi Vittorazzi, Thays Assunção, Rodrigo Reis, Patricia da Silva Araújo, Gabriel Sousa, Erika Ravena, Nayane Brito e William Castro, além de contar com a participação do jornalista Welbert Queiroz, que fez uma homenagem ao colega jornalista Maycon Rangel, vitimado pela covid-19. 

A professora Roseane considera o e-book um documento importante que explana sobre o profissionalismo da categoria. “Neste atual momento, no qual políticos atacam a imprensa e grupos financiam fake news para desorientar a população, temos os jornalistas profissionais mostrando todo um esforço para fazer o bom jornalismo: notícia com interesse público, com responsabilidade e ética. Lembrando que a maior parte deles veio da universidade pública, da UFMA, que há 15 anos trouxe o curso de Jornalismo para Imperatriz e aperfeiçoou o trabalho na área”, pontuou.

Carlos, comentou que o e-book reforça não só um, mas os vários papéis importantes que os jornalistas vêm cumprindo durante a pandemia do coronavírus. “Graças aos jornalistas sabemos o que está acontecendo dentro dos hospitais, o que a ciência tem descoberto sobre a covid-19, temos informações sobre a vacinação, transporte, auxílio emergencial e a gestão dos governos, além das orientações de proteção contra o vírus. Portanto, considero muito oportuno entender a rotina desses profissionais, dada a importância do papel social que desempenham, sobretudo, no atual momento, no qual as falsas informações produzem ruídos na sociedade e dificultam o combate ao vírus”, explicou. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »