MENU

15/12/2021 às 21h02min - Atualizada em 15/12/2021 às 21h02min

Creche recebe projeto que busca afetividade entre crianças e idosos de Araguaína

Mais de 115 crianças participaram de apresentações musicais, relatos das memórias com os avós, dança e exposição artística do Projeto “Despertando a Afetividade e o Respeito entre Gerações”

Assessoria
O projeto é uma iniciativa da UMA em parceria com a Prefeitura - Foto: AscomAraguaína
 
Apresentações musicais, relatos das memórias com os avós, dança e exposição artística do Projeto “Despertando a Afetividade e o Respeito entre Gerações” reuniram crianças, familiares, educadores e idosos do Programa de Extensão UMA (Universidade da Maturidade) da UFT (Universidade Federal do Tocantins). O encontro foi realizado no pátio do CEI (Centro Educacional Infantil) Municipal Professora Edilia de Morais, localizada na Praça Iguaçu, no Setor Araguaína Sul 2, na tarde da última segunda-feira, 13.

O projeto é uma iniciativa da UMA em parceria com a Prefeitura e tem como intuito desconstruir o conceito das crianças sobre a velhice e fortalecer a coeducação. “É uma forma de velhos e crianças aprenderem juntos, por meio dessa interação os idosos vão se tornando mais amáveis e as crianças vão desmistificar a imagem estereotipada da velhice, estimulada pelos contos que colocam a velha bruxa como vilã, por exemplo”, explicou o assessor de Projetos da UMA, Fernando Nunes.

Ao todo, participaram 119 crianças de quatro e cinco anos de idade matriculadas nas cinco turmas de 1º período da creche e seus avós, que também foram convidados para o evento. “Em uma reunião foi apresentado pela UMA esse projeto de aproximar os velhos e as crianças, diferente dos outros que já somos parceiros da Universidade. Gostamos da ideia, apresentamos a estrutura, a diretora da creche aprovou e estamos colhendo bons frutos com as nossas crianças”, afirmou Fernando.

Além da sala de aula
As ações do projeto envolvem temas como família, cultura digital e empatia que ultrapassaram a sala de aula ou o pátio da creche e foram levados como tarefa de casa, para a estimular a interação e respeito entre as gerações. A aposentada Marilene Lima é avó de dois alunos na unidade e reconhece a importância do projeto no relacionamento com os netos. “Está sendo uma experiência muito boa, estamos tendo mais aceitação, compreensão e a gente se preocupa de estar mais no dia a dia, ao lado deles”.

Para a diretora do CEI Municipal Professora Edilia de Morais, Neirian Fonseca, a Educação Infantil vai além de ter bons alunos nas creches, mas também na construção dos valores. “Queremos que as crianças desenvolvam cada vez mais o amor, a educação e o respeito com os seus avós e os mais velhos”.

Continua  
O projeto está em execução desde último dia 18 de outubro, com encontros que envolvem atividades culturais e educacionais realizadas também nos dias 19 de outubro, 3, 12 e 26 de novembro. Rodas de conversas, contação de histórias, produção de trabalhos artísticos a partir de pinturas e desenhos, relatos e experiências vividas com os avós fazem parte das ações. Este foi o último encontro do ano e, em 2022, o projeto retornará com uma nova programação.

Universidade da Maturidade
O Programa UMA, que é projeto de extensão da UFT em parceria com a Prefeitura de Araguaína, promove atividades físicas, culturais e sociais à população da terceira idade. O Município cede o espaço físico, materiais e recursos humanos por meio da contratação de profissionais da Educação para o programa.

Para participar é necessário ter a partir de 50 anos e agendar a inscrição pelo telefone: (63) 99291-7736. Após a conclusão do curso, o aluno da UMA recebe o título de Educador Político Social do Envelhecimento Humano, certificado pela UFT.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »