MENU

15/12/2021 às 20h57min - Atualizada em 15/12/2021 às 20h57min

​Iniciadas obras de revitalização e ampliação da UPA de Araguaína

Melhorias aumentarão a capacidade de atendimento em 50% e não haverá interrupção do atendimento durante os trabalhos

Assessoria
Reforma contempla as salas já existentes, além da construção de novas instalações - Foto: AscomAraguaína
 
A obra de revitalização e ampliação do prédio da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Anatólio Dias Carneiro teve início no último dia 3. Orçada em R$ 1,1 milhão, a reforma contempla as salas já existentes, além da construção de novas instalações, ampliando o número de leitos, consultórios e a capacidade da recepção.

Custeada pela Prefeitura Municipal e pelo Governo Federal, a UPA de Araguaína é gerenciada pelo ISAC (Instituto Saúde e Cidadania) e é enquadrada como porte 2, tendo capacidade para atender até 300 pessoas por dia.

“Com o fim da ampliação das instalações da unidade, poderemos passar por uma nova classificação, chegando ao porte 3, o que vai permitir a ampliação da quantidade de atendimentos para até 450 pacientes diários, um aumento de 50% em sua capacidade”, afirmou a coordenadora administrativa da UPA, Sivanilda Mariano.

Reforma em três fases
A melhoria da UPA foi dividida em três partes. Na primeira etapa, serão realizadas a reforma do telhado; reparo de infiltrações e rachaduras em lajes; construção e instalação de área de apoio técnico, contemplando a estrutura para a rede de gases; mudança e adequação do novo espaço do laboratório; melhorias na entrada da unidade e ampliação da primeira recepção.

A segunda etapa prevê a expansão da área de internação, onde será construído um posto central de observação coletiva, melhorando o acompanhamento. A obra ampliará o número de leitos, garantindo mais qualidade no atendimento ao paciente.

Na terceira e última etapa, haverá a readequação dos consultórios da unidade. As mudanças vão proporcionar a união da Sala de Injetáveis com a de Nebulização. Ambas ficarão próximas da farmácia, agilizando os processos na unidade.

Por fim, foi cedida uma parte do campo de futebol que fica atrás da unidade, local em que será construído um estacionamento com 20 vagas para carros.

Menos transtornos
Todas as etapas da reforma e ampliação foram pensadas para serem realizadas sem que haja a interrupção nos atendimentos. As demolições são planejadas para que o pó não atrapalhe a vida de pacientes e profissionais da saúde. As partes demolidas serão previamente molhadas para reduzir a formação de poeira.

O entulho gerado é retirado em horário com a menor quantidade de pacientes, diminuindo o trânsito dos profissionais entre os pacientes e colaboradores da UPA. 

“Durante todo o trabalho, a UPA continuará atendendo normalmente a população, os impactos durante o processo serão minimizados para não afetar o atendimento”, explicou o engenheiro responsável pelo projeto e acompanhamento da obra, Felipe Palmier.

A previsão de término da revitalização e ampliação da unidade é março de 2022.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »