MENU

15/12/2021 às 19h33min - Atualizada em 15/12/2021 às 19h33min

Ações de conscientização sobre HIV são realizadas em Imperatriz

Ao longo do mês foram desenvolvidas inúmeras atividades com a população sobre doenças sexualmente transmissíveis

Regilson Borges – Ascom
Testes grátis são encontrados no Centro de Testagem e Aconselhamento, no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera - Foto: Maria Almeida
 
A campanha Dezembro Vermelho chega ao fim em Imperatriz. Embora o último mês do ano tenha sido de ações intensificadas para tratar do assunto, toda programação de testagem e conscientização das pessoas continua no próximo ano. Ato de encerramento foi realizado no Cras Santa Lúcia, do Recanto Universitário, voltado para o público jovem, nesta terça-feira, 14 de dezembro. 

De acordo com a coordenadora do programa IST/AIDS em Imperatriz, Renata Pillar, quando existe uma campanha como essa, que busca enfatizar a importância de cuidar, conhecer e prevenir sobre as doenças sexualmente transmissíveis, quem ganha é a população. “Ficamos felizes até o momento com a receptividade das pessoas, tanto nas ações de testagem, como nas entregas de preservativos, todos tirando suas dúvidas”, comenta.

Para o secretário de Saúde, Alcemir Costa, é essencial falar sobre o assunto, a importância da prevenção nas relações sexuais, e para quem contraiu, viver de forma digna com a doença. “Precisamos acabar com o preconceito em relação às pessoas que vivem com HIV, por isso é tão importante fazermos ações com a comunidade. Para acabar com estigmas, informação é fundamental”, diz.

Dados da Unaids Brasil dizem que em 2020, mais de 37,7 milhões de pessoas vivem com HIV no mundo. Por isso a importância do teste, disponibilizado gratuitamente no Centro de Testagem e Aconselhamento, no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera. Assim, quem contraiu o vírus pode realizar o tratamento disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...