MENU

15/12/2021 às 19h24min - Atualizada em 15/12/2021 às 19h24min

PC realiza ‘Operação Chão de Giz’ e desmonta rede de tráfico de drogas em São Luís

Daniel Nascimento
Ascom/PC-MA
Oito quilos de crack foram apreendidos na operação - Foto: Ascom/PC-MA
 
Uma ação policial batizada de “Operação Chão de GIZ”, foi deflagrada pela Polícia Civil do Maranhão na manhã desta quarta-feira (15), objetivando neutralizar uma rede criminosa voltada para o tráfico de drogas em bairros da capital maranhense, bem como das cidades de Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Como resultado da operação, 8 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, 5 pessoas tiveram suas prisões preventivas decretadas e mais de 8 quilos de crack foram apreendidos.

A operação que é coordenada pelo Departamento de Combate ao Crime Organizado (DDCO/SEIC) é fruto de uma investigação minuciosa que se estendeu por mais de 8 meses entre os anos de 2020 e 2021 que inicialmente visava identificar traficantes de drogas, com atuação na Rua 28 de julho (também conhecida como Rua do Giz), responsáveis por abastecer o Centro Histórico, um dos principais pontos turísticos de São Luís.

Durante o trabalho investigativo, além de identificar os principais vendedores de entorpecentes da região foi possível também identificar os principais fornecedores das drogas, bem como confirmar a relação desses indivíduos com uma facção criminosa que atua na capital.

Os alvos da operação foram os bairros do Araçagi e Nova Terra, ambos em São José de Ribamar; Vila São José, em Paço do Lumiar. Já em São Luís, a ação policial focou na região do bairro da Praia Grande e nos bairros no Barreto e Anjo da Guarda. Dois dos investigados identificados são lideranças da célula da referida facção nos bairros Vilas São José e Ariri.

A “Operação Chão Giz” é uma referência à Rua do Giz, localizada no bairro Praia Grande (Centro Histórico), e que recebeu esse nome, segundo os historiadores, porque no passado o seu chão era coberto por uma argila branca, que gerava uma espécie de pó. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »