MENU

14/12/2021 às 20h03min - Atualizada em 14/12/2021 às 20h03min

Com 90% da população contra, Carnaval 2022 é cancelado em Gurupi

O anúncio foi realizado durante entrevista coletiva nesta segunda

Com informações da Secom/Gurupi
Foto: Divulgação/Secom/Gurupi
 
Gurupi, a terceira maior cidade do Tocantins em número de habitantes, não terá a tradicional folia de Carnaval em 2022. O anúncio foi realizado pela prefeita Josi Nunes (PSL), em uma entrevista coletiva, na noite desta segunda-feira (13).  - “Não teremos Carnaval no próximo ano pela preservação da saúde, da vida, das famílias de Gurupi, da região e do nosso Estado”, declarou a prefeita.

Ao divulgar a decisão, Josi Nunes afirmou que a gestão levou em consideração o atual cenário epidemiológico mundial e que buscou ouvir a opinião da comunidade. “Essa decisão não poderia vir apenas de uma única pessoa, ela teria que ser discutida e dialogada e foi por isso que todos nós investimos um tempo buscando a opinião dos gurupienses, dos comerciantes e empresários, do poder legislativo, para fazermos uma tomada de decisão mais consistente e integrada com a realidade mundial, nacional e do nosso município”, frisou.

Consulta Pública

A Prefeita lembrou ainda que o Carnaval de Gurupi é um evento muito importante econômica e culturalmente; por isso, a gestão não mediu esforços para buscar conhecer de perto a opinião da comunidade. Um dos mecanismos utilizados pela Prefeitura, foi uma consulta pública por meio do aplicativo Colab.

Disponibilizada entre os dias 01 e 10 deste mês, a pesquisa apontou que 90,17% dos participantes foram contra a realização do Carnaval no ano que vem. Destes, 55,80% acham que a realização do Carnaval em 2022 seria um risco para a saúde da população; e os outros 34,37% acreditam que com o cenário pandêmico incerto, é melhor evitar o Carnaval no próximo ano.

Prefeitura fez consulta pública para decidir sobre realização do Carnaval em Gurupi
Outro dado importante da consulta pública é que 77,43% dos participantes declaram já terem tomado a 1ª e 2ª dose da vacina contra a Covid-19. Quando questionados se a realização do Carnaval em 2022, é necessária para a retomada da economia no município, 58,03% dos participantes disseram que talvez, mas não no momento atual da pandemia.

Vacinação

Também durante a entrevista coletiva o Secretário Municipal de Saúde, Vânio Rodrigues, e o Diretor de Vigilância em Saúde, Marcus Teixeira Marcolino, afirmaram que, apesar dos baixos índices da doença registrados na cidade, atualmente o maior desafio é seguir avançando na imunização dos gurupienses.

“Aproximadamente 30% da nossa população não se vacinou. São pessoas que ainda resistem à ideia de se vacinarem contra a Covid-19. Cerca de 70% da população de Gurupi já tomou a primeira dose da vacina e pouco mais de 50% completou o esquema vacinal, ou seja, já recebeu a primeira e a segunda dose do imunizante”, afirmou Marcolino.

O Secretário reforçou que o município trabalha para ampliar a oferta dos imunizantes. “No último sábado fizemos a vacinação no Shopping da cidade, quando foram aplicadas pouco mais de 100 doses. Já neste próximo sábado, dia 18, vamos voltar a vacinar contra a Covid-19 no Shopping e no domingo vamos fazer a aplicação na Feira Coberta da Rua 07”, disse Vânio Rodrigues, destacando que há doses suficientes na cidade.

“Este momento deve ser de união entre o poder público municipal com os empresários e com a população em geral. Nós precisamos conscientizar a nossa gente de que vacinar é preciso”, reforçou o Vice-prefeito de Gurupi, Gleydson Nato.

Presenças

Também participaram da coletiva o presidente do Comitê Covid em Gurupi, Horário Toledo; vários secretários municipais e os vereadores André Caixeta, César da Farmácia, Davi Abrantes, Ivanilson Marinho, Leda Perini, Matheus Monteiro, Rodrigo Ferreira, Ronaldo Lira e Zezinho da Lafiche.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »