MENU

14/12/2021 às 19h19min - Atualizada em 14/12/2021 às 19h19min

Em Imperatriz, Ufma inicia obra com recursos destinados pelo senador Roberto Rocha

Elson Araújo
Senador Roberto Rocha conseguiu recursos para a obra - Fotos: Divulgação
 
O ano termina com o início de mais uma obra pública construída em Imperatriz com recursos destinados pelo senador Roberto Rocha. O prédio de salas de aula do Câmpus da Universidade Federal do Maranhão-UFMA do centro da cidade. A construção vai substituir as antigas “casinhas de madeira” que ao longo do tempo ficaram gastas e se tornaram impróprias para o uso da instituição. 

Com o novo prédio, onde serão aplicados mais de R$ 5 milhões, a unidade deixará de pedir emprestadas salas das escolas da rede estadual para o funcionamento de alguns de seus cursos. 

O Câmpus do centro - o outro fica no bairro Bom Jesus - abriga os cursos da área de humanas, como Direito, Pedagogia, Jornalismo, Licenciatura em Ciências Humanas, e ainda um de exatas, Ciências Contábeis. 

No centro funcionam ainda os mestrados em Comunicação, Educação e Sociologia. 

Em entrevista à imprensa de Imperatriz, o vice-reitor da UFMA, professor Marcos Fábio Belo Matos, reconheceu o empenho do senador para implementar melhorias na instituição. Além dos recursos para o novo prédio, o dirigente ressaltou as verbas que o parlamentar destinou para a renovação do acervo bibliográfico da universidade que beneficiou todos os seus campi. 

As salas de madeira foram removidas e já é possível encontrar no local homens e máquinas no exercício das sondagens técnicas inicias para a base do futuro conjunto arquitetônico universitário.  

Pelo que se apurou, o novo prédio vai beneficiar diretamente os cursos de Pedagogia, Direito e Ciências Contábeis, cujas aulas estavam sendo ministradas, antes da pandemia, em salas cedidas pelo Governo do Estado. Também vai beneficiar os programas de pós-graduação ali instalados.

Pelo que já foi tornado público pela UFMA a nova construção contará com três módulos, assim distribuídos: 

Pavimento Térreo
04 salas de aula para 56 lugares cada uma
01 laboratório de Informática de Ciências Contábeis
07 salas para atendimento individualizado ao aluno
01 sala de conciliação
01 laboratório de licenciatura em Ciências Humanas
01 laboratório de práticas pedagógicas
Banheiros masculino e feminino

Escada e Elevador Rampa
1º Pavimento
08 salas de aula para 56 lugares cada uma
Banheiros masculino e feminino
Escada e Elevador Rampa

2º Pavimento
06 salas de aula para 56 lugares cada uma
01 sala de professores
01 sala de reunião
Banheiros masculino e feminino

UFAMA - As obras de ampliação do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia chegam no momento em que é dada como certa a criação de uma nova universidade federal no Estado do Maranhão, único do Nordeste do País a contar apenas uma federal. 

A nova federal maranhense é uma luta antiga do senador Roberto Rocha, que já tratou da matéria com o ministro da educação, e com o próprio presidente da República, diversas vezes tendo recebido deles a garantia da criação do que será a Universidade Federal da Amazônia Maranhense-UFAMA. O próprio ministro Milton Ribeiro já se manifestou publicamente, usando essa nomenclatura, ao se referir à criação de mais cinco novas instituições de ensino no País.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »