MENU

10/06/2020 às 09h55min - Atualizada em 11/06/2020 às 09h55min

Dia da Imunização alerta para importância das vacinas

Ariel Rocha
ASCOM/PMI
As pessoas devem ficar atentas para seu estado vacinal, procurando as unidades de saúde e valorizando a carteira de vacinação como um importante documento comprobatório - Foto: Patrícia Araújo
Nesta terça-feira, 09, comemora-se o Dia Nacional da Imunização. A data é um reforço sobre a importância de estar com a caderneta de vacinação atualizada em todas as faixas etárias. Como um dos maiores avanços para o homem na área da saúde, as vacinas contribuíram para a erradicação de doenças como varíola e a eliminação de diversas outras pelo mundo.

A Prefeitura de Imperatriz possui 42 pontos com salas de vacinação no município. O setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, é responsável por distribuir as vacinas e materiais para atendimento ao público, assim como realizar a avaliação das doses aplicadas. Dados são catalogados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, SIPNI, e o e-SUS Atenção Primária.

De acordo com a responsável técnica de imunização da Semus, Socorro Ribeiro, todos devem se imunizar, seguindo os esquemas de vacinas ao nascer até a idade adulta - todas as idades possuem calendário respectivo de imunização. "As campanhas são focadas em grupos, que segundo o Ministério da Saúde, são de baixa imunidade, como crianças e idosos. Quem é adolescente ou adulto já vem com calendário de vacinação da infância, então a pessoa só vai fazendo reforços", explicou.

A técnica alerta ainda que as pessoas devem ficar atentas para seu estado vacinal, procurando as unidades de saúde e valorizando a carteira de vacinação como um importante documento comprobatório. "Algumas pessoas em nossa sociedade não valorizam a imunização, vemos isso até pelo fato delas sempre perderem a carteira. Não levam em conta as doses que já tomaram, como se isso não fosse nada".

O município dispõe de vacinas específicas voltadas para todos os públicos, além de soros e vacinas especiais. Socorro Ribeiro comenta que tem percebido as pessoas mais assíduas nas unidades, levando crianças e até a família toda para ser imunizada. "Isso melhora os indicadores de saúde do município e também das pessoas. Mas ainda tem gente que não valoriza a importância das vacinas, é preciso mudar essa mentalidade", completou.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »