MENU

13/12/2021 às 22h16min - Atualizada em 13/12/2021 às 22h16min

Feira de Artes homenageia Sálvio Dino em Grajaú

O evento foi prestigiado pelo governador Flávio Dino e comunidade

Domingos Cezar
O estande da Academia Imperatrizense de Letras com as obras do acadêmico Sálvio Dino - Foto: Domingos Cezar
  
Falecido em 24 de agosto de 2020 por complicações do Covid 19 em plena atividade na presidência da Academia de Letras e Artes de Grajaú – ALAG, o advogado, escritor e historiador Sálvio Dino foi o grande homenageado na I Feira de Artes promovida pela entidade, com apoio da Prefeitura Municipal de Grajaú.
O evento cultural realizou-se na Praça Raimundo Simas, nos dias 10, 11 e 12 e contou com a participação efetiva de dezenas de escolas e comunidades indígenas que apresentaram músicas, artes cênicas e danças folclóricas que encantaram o grande público que compareceu ao local nos três dias do evento cultural.

No final da tarde de sábado (11) a coordenação do evento recebeu a visita do governador Flávio Dino, filho do homenageado; do vice-governador Carlos Brandão e dos secretários Clayton Noleto (Infraestrutura), Márcio Jerry (Cidades), deputado federal Rubens Júnior, deputado estadual Antonio Pereira e do presidente da AGEMSUL, Deivison Nascimento.

Flávio Dino foi recebido, inicialmente, por um grupo de indígenas da nação Guajajara que saudaram o governador Com cantos e danças típicas de seu povo e o presentearam com produtos artesanais produzidos em suas respectivas aldeias. O governador agradeceu e disse do carinho e respeito que tem pela nação indígena maranhense.

Ao se pronunciar o prefeito Mercial Arruda se reportou sobre a admiração e amizade que teve por muitos anos pelo homenageado. “O Sálvio Dino é para Grajaú como Jorge Amado é para Bahia”, declarou. De acordo com Arruda, ninguém amou mais aquela cidade do que Sálvio Dino, “assim como ele sempre foi amado por nosso povo”.

O prefeito agradeceu ao governador por ter atendido um pedido pessoal de Sálvio Dino que solicitou-lhe recursos para a construção do prédio da Academia de Letras e Artes de Grajaú, cujo prédio abriga atualmente todos os setores da Secretaria Municipal de Cultura e no piso superior as dependências da Academia.

Durante os três dias do evento a Academia Imperatrizense de Letras – AIL manteve aberto seu estande com as obras de Sálvio Dino, bem como o mais recente livro do secretário, poeta Ribamar Silva, que representou a entidade. O estande foi bastante visitado por alunos e professores interessados nas obras do homenageado. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »