MENU

13/12/2021 às 16h48min - Atualizada em 13/12/2021 às 16h48min

Cuidado com as comilanças de final de ano!

Não faça das férias e festas de final de ano o motivo para descuidar de uma rotina saudável

Da Redação
GB Edições
 1  Substitua os pratos mais gordurosos por preparações à base de aves. E prefira acompanhamentos à base de frutas, legumes e verduras.  Natal e Ano Novo têm algumas guloseimas típicas desta época do ano. Não é preciso deixar de saboreá-las, apenas faça isso com moderação / Fotos: GB Imagem 

Geralmente, no final do ano saímos da nossa rotina. É verdade que a pandemia limita as reuniões de amigos, confraternizações com Amigo-Secreto etc., mas mesmo assim dezembro é tempo de festa. Sem contar, que os dois últimos finais de semana no ano serão prolongados.

Assim, as comemorações de Natal e Ano Novo também serão sinônimos de preguiça, noites mal dormidas e muita comilança. Bom tempo para negligenciar as atividades físicas.

Por isso, é preciso ficar atento e tentar manter certa rotina quanto à alimentação, não pulando refeições. Nos dias que antecedem as festas, beba bastante água, consuma uma boa dose de frutas e verduras. Se for possível, não consuma bebidas alcoólicas e refrigerantes. Na hora do brinde de Natal ou Ano Novo aceite de bom grado a sua taça, participe do ritual do brinde e depois, discretamente, deposite o seu copo intacto num cantinho da mesa.

Água mineral e sucos são as suas melhores opções. Você vai agradecer quando subir na balança no final deste período festivo.

As festas de final de ano são famosas pelos abusos, principalmente alimentares, que a maioria das pessoas comete. Para quem está de dieta ou quer ter um Natal mais "light" e sem remorsos, é só seguir essa série de dicas valiosas.

Os cuidados devem começar logo pela manhã. Muitas pessoas ficam o dia todo sem comer, esperando a hora da ceia. À noite, elas acabam “atacando” a comida e passando dos limites. O ideal é se alimentar sem excessos, dando preferência a alimentos mais leves, como saladas e frutas frescas. Tome o café da manhã, depois coma uma fruta e evite alimentos gordurosos durante o almoço. Antes de sair de casa para ir à ceia, tome um iogurte desnatado ou coma outra fruta.

Durante a festa, é possível fazer inúmeras substituições. Se for preparar os pratos, use frutas frescas e não em conserva, que contêm mais açúcar. Use pouco óleo e pouca gordura. Evite abusar das bebidas alcoólicas, que são extremamente calóricas. Substitua-as por refrigerantes diet ou light, ou sucos com adoçantes. Fuja dos amendoins, pistaches, castanhas, nozes e batatinhas chips. Se você é do tipo que não resiste às frutas secas, saiba que os damascos são os menos calóricos. No entanto, substitua por uma fruta fresca sempre que possível.

Não coma com os olhos. Ao invés de colocar três fatias de tender, coloque apenas uma acompanhada de pedaços de abacaxi. Se houver necessidade, então pegue mais uma fatia.

Os acompanhamentos das carnes são os mais difíceis de escolher. Prefira arroz com passas a purê de castanhas, por exemplo. Se comer farofa, diminua a quantidade arroz.

Na hora da sobremesa, consuma frutas, ou mousses feitas de frutas. Evite doces com chocolate. Coma um pedaço por vez e pense se há necessidade de repetir.

Tenha prazer em cada escolha, mastigue bem os alimentos, saboreie-os. Quando estamos animados, perdemos a noção do que comemos e levamos mais tempo para nos sentirmos satisfeitos. Não fique pensando no que ainda não comeu. A comida não é a principal atração da festa. Divirta-se conversando com seus amigos e familiares.

Caso tenha comido muito na ceia, não inicie um jejum ou se sinta culpado. Abusos ocorrem de vez em quando. O importante é manter uma alimentação saudável nos outros dias. Afinal, uma dieta balanceada não se resume a uma refeição.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »