MENU

11/12/2021 às 11h31min - Atualizada em 11/12/2021 às 11h31min

Férias de Verão em Porto de Galinhas é uma excelente opção

O litoral de Pernambuco é um dos mais belos do mundo, e onde encontramos esse paraíso.

Da Redação
GB Edições
Navegar em uma jangada pelas piscinas naturais, com parada para banho de mar em companhia de peixinhos coloridos é uma atração imperdível que você não pode perder em Porto de Galinhas / Foto: GB Imagem
  
Mais uma vez Dezembro chegou e todo mundo já está pensando nas festas de final de ano e férias. Apesar da pandemia ainda estar nos assombrando, com o avanço da vacinação já é possível sonhar com uma bela viagem de férias, claro, tomando todos os cuidados e respeitando as regras sanitárias para a contenção do novo coronavírus e suas variantes.

Verão, muito sol e calor em todo o Brasil. Quer coisa melhor? Sim, fazer uma viagem à praia, descansar e curtir muito! O destino? Ah! O Brasil tem muitos para todos os gostos e bolsos. A dica de hoje é a paradisíaca e maravilhosa Porto de Galinhas!

Porto de Galinhas se encontra a cerca de 60 quilômetros da capital pernambucana, Recife, de onde se deve começar a viagem. O nome desse paraíso é no mínimo curioso e tem sua origem marcada por importantes fatos históricos.

Com a proibição do tráfico de escravos, os contrabandistas da época aportavam seus navios provenientes da África no local onde se formava um porto natural de arrecifes, escondido dos olhos das autoridades. A senha usada para avisar os fazendeiros da chegada dos africanos era: "Chegaram às galinhas de Angola", que significava sinal verde aos fazendeiros da região. Porto das galinhas de Angola, Porto das Galinhas e hoje Porto de Galinhas. Isso é apenas uma parte da história do lugar que é um dos principais polos turísticos da costa brasileira.

A vila de Porto de Galinhas pertence ao município de Ipojuca, Estado do Pernambuco e tem encantos como seu extenso coqueiral, piscinas naturais de águas mornas e cristalinas emolduradas por largas faixas de areia branca. O local conta com administradores conscientes da importância da preservação ecológica da região sem deixar de oferecer aos visitantes opções de lazer, destacando os emocionantes e belos passeios de bugue pelos coqueirais até o Pontal de Maracaípe, com seu extenso e exótico manguezal. Navegar em uma jangada pelas piscinas naturais, com parada para banho de mar em companhia de peixinhos coloridos é outra atração que você não pode perder.

A infraestrutura hoteleira é de excelente nível e oferece hotéis para todos os gostos e bolsos, sendo que a maioria fica a beira-mar mesmo. Você sai da piscina e está no mar. Isso porque os hotéis ficam um pouco afastados da vila, mas com fácil acesso por asfalto. Você não precisa atravessar ruas ou enfrentar um batalhão de vendedores ambulantes. Os hotéis oferecem todo um serviço de praia para que você fique de papo para o ar, curtindo o sol, ouvindo o mar, a brisa nos coqueirais e o canto dos pássaros.

Quer mais? Então aproveite os passeios que os guias locais têm a oferecer que te dá a oportunidade de conhecer Recife e seu charme de capital aliado a lindas praias como a de Boa Viagem e Olinda, onde o turista vai descobrir porque a UNESCO lhe concedeu o título de Patrimônio da Humanidade. São igrejas incríveis com um mar maravilhoso de águas verdes e coqueirais ao fundo.

Estando em Porto de Galinhas, é possível conhecer também Maragogi, já no Estado de Alagoas, uma das praias mais lindas do Nordeste onde é possível saborear frutos do mar a “preço de banana” e contar com a hospitalidade do povo alagoano, que ainda vive seguindo as tradições dos seus antepassados.
Voltamos a Porto de Galinhas. Outra atração imperdível é a praia do Muro Alto, onde a natureza faz o espetáculo. Logo cedinho, por volta das 6 horas da manhã, o mar inicia sua luta contra uma barreira de arrecifes para chegar à praia. Pontualmente às 11 da manhã, as primeiras ondas vencem o desafio e banham as areias, formando uma gigantesca piscina natural. Devido essa barreira de arrecifes é que Muro Alto recebeu esse nome.

Porto de Galinhas é ideal para quem quer tranquilidade aliado a belezas naturais. Mas, quem quer um pouco de "agito" à noite não pode deixar de conhecer esse paraíso. Após o jantar, prepare-se para descobrir o folclore e a música de raiz pernambucanos, em bares e restaurantes que oferecem shows diários, além do animado e tradicional forró de Porto de Galinhas.

De tão lindo, você não pode deixar de trazer as tradicionais "lembrancinhas". As compras de artesanato são muito variadas; o visitante poderá adquirir lindas peças dos artesãos locais, cada um com uma característica muito própria e exclusiva do local.

Apesar de um pouco distante do aeroporto mais próximo, o de Recife, os pacotes turísticos para Porto De Galinhas já incluem o transporte para o local que é feito em ônibus superconfortável.

 
"Venha viver Porto de Galinhas, afinal, você merece atracar neste porto".

 
 1  A imagem é paradisíaca. O mar muito azul e coqueiros que balançam ao sabor de uma brisa morna. O cenário perfeito para se viver uma grande paixão.  A natureza faz o espetáculo. Logo cedinho, por volta das 6 horas da manhã, o mar inicia sua luta contra uma barreira de arrecifes para chegar à praia. Pontualmente às 11 da manhã, as primeiras ondas vencem o desafio e banham as areias, formando uma gigantesca piscina natural.  Pela imagem da vista aérea de Porto de Galinhas dá para ser ter uma noção do paraíso que o turista irá encontrar.  Porto de Galinhas pertence a um conjunto de belas praias que o Estado de Pernambuco abriga. Um verdadeiro paraíso brasileiro.  Piscina natural com peixes, tendo barcos ao fundo, em Porto de Galinhas, que é caracterizada por 18 quilômetros de orla, coberta por um extenso coqueiral. Tem águas mornas e claras e é perfeita para banhistas e crianças. Possui uma colônia de corais que formam piscinas naturais, onde podem ser encontrados diversas espécies de peixes / Fotos: GB Imagem

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »