MENU

09/12/2021 às 21h35min - Atualizada em 09/12/2021 às 21h35min

​Setores Ana Maria e Morada do Sol 3 recebem infraestrutura completa

Entrega das obras faz parte da programação dos 63 anos de Araguaína, que continua neste sábado, 11, na região do Garimpinho, onde a população irá receber três pontes

Giovanna Hermice
AscomAraguaína
Os bairros agora têm ruas com pavimentação asfáltica, drenagem, calçadas acessíveis e sinalização - Foto: AscomAraguaína/Marcos Sandes
 
A Prefeitura de Araguaína entregou a infraestrutura completa dos setores Ana Maria e Morada do Sol 3. Os moradores receberam ruas com pavimentação asfáltica, drenagem, calçadas acessíveis e sinalização. Além disso, foi realizada a inauguração da iluminação natalina, do famoso pé de pequi que fica no meio da Avenida Raizal, no Morada do Sol 3. Todos os eventos fazem parte das comemorações dos 63 anos da cidade e foram realizados, na última quarta-feira, 8.

O prefeito Wagner Rodrigues destacou que a entrega das obras é resultado de planejamento e um trabalho em equipe. “É um trabalho feito a várias mãos, sabemos da necessidade da cidade e vamos fazer! O que mostra nosso zelo e compromisso com a população. Estamos entregando asfalto de qualidade e infraestrutura completa, esperamos que o povo dê bons exemplos e ajude a zelar o espaço”.

Setor Ana Maria

A primeira cerimônia de entrega foi realizada, no Setor Ana Maria, onde a população foi beneficiada com mais de 6,5 km de pavimentação em 17 ruas asfaltadas, 4,7 km de drenagem, 3 km de calçadas acessíveis e sinalização vertical e horizontal. Também foi implantada uma estrutura de macrodrenagem para receber a água das canalizações, capaz de reduzir a força da água captada, antes da sua entrada no córrego, e permite que o leito seja preservado, reduzindo os riscos dos efeitos de erosão em áreas adjacentes.

A principal avenida do bairro, a Perimetral 2, recebeu uma ciclovia, sinalização vertical e horizontal, além da implantação da grama no canteiro central. O que tornou o lugar mais acessível e bonito, segundo Euglimison Batista, que além de morador, possui uma barbearia no local. “Parece que moramos em um condomínio privado, ficou lindo, antes tínhamos muitos desafios sem asfalto, mas essa realidade mudou e estamos muito felizes”.

Morada do Sol 3

Já no Setor Morada do Sol 3, os moradores contam com mais de 3,7 km de asfalto de qualidade em 18 ruas do setor, 1,8 km de drenagem e ainda 20 km de calçadas com acessibilidade. Além da infraestrutura, quem chega no bairro encontra o famoso pé de pequi preservado no meio da Avenida Raizal, todo ornamentado.

Com o Natal Araguaína Iluminada, a árvore ganhou uma iluminação nas cores verde, amarelo e azul, além de efeitos de pingos de chuva nos galhos. “Quando ligamos a ornamentação pudemos ver a emoção dos moradores que não esperavam que o famoso pé de pequi iria ser contemplado no projeto, o que tornou um ponto mais atrativo ainda para a população de Araguaína e os turistas”, afirmou o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Zeca de Oliveira.

Do novo ponto turístico, o empreendedor tem colhido bons frutos, pois a iluminação está atraindo clientes para a sua hamburgueria. “Aumentou minhas vendas três vezes mais, porque com as luzes muitas pessoas estão vindo tirar foto do pé de pequi e estão vindo conhecer o meu negócio”, destacou o proprietário Gustavo Teixeira.

Mais árvores

Além da urbanização, bairros da cidade receberão o plantio de árvores por meio do plano de arborização. O projeto está em elaboração e prevê o plantio de espécies apropriadas, levando em consideração a largura da calçada e a existência de fios das redes de energia e de internet. Os primeiros locais contemplados serão o Ana Maria, Morada do Sol, Jardim Vitória, Tocantins e Itaipu, e a Via Norte.

Obras

As obras são realizadas por meio do Programa de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, que tem financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina - CAF (Corporação Andina de Fomento) e recursos do Tesouro Municipal. O contrato que contempla o Setor Ana Maria, Morada do Sol 3, Vitória e Tocantins chegpu a mais de 28 km de ruas pavimentadas, mais de 50 ruas foram pavimentadas e com a infraestrutura completa, e teve um investimento de R$ 34 milhões.

Entrega de pontes Garimpinho

Os eventos de comemorações dos 63 anos de Araguaína continuam sendo realizados, oferecendo mais qualidade de vida e infraestrutura para a população. Neste sábado, 11, às 9 horas, serão entregues três pontes de concreto e três bueiros na estrada que liga as rodovias TO-222 e TO-226 à região do Garimpinho.

Com as estruturas, 31 famílias de chácaras e propriedades rurais serão beneficiadas. As três pontes são de 6, 8 e 12 metros, sobre o Córrego Chá e tem como objetivo melhorar o acesso para toda a região e população ribeirinha.

Programação 63 anos Araguaína

Dia 11/12 (sábado)
9h – Entrega de 3 Pontes na região do Garimpinho; 18h – Araguaína para Cristo - louvores com Davi Sacer, Jessé Aguiar e Midian Lima.

Dia 17/12 (sexta-feira)
8h30 - Entrega de 100 títulos do Programa Casa Legal.

Notícias Relacionadas »
Comentários »