MENU

OPROGRESSONET Publicidade 1200x90
OPROGRESSONET Publicidade 728x90
07/12/2021 às 21h07min - Atualizada em 07/12/2021 às 21h07min

De formato novo e sem Imperatriz e MAC, Maranhense 2022 é anunciado pela FMF

Os oito times foram divididas em dois grupos, com Sampaio e Moto como cabeças de chaves

Dema de Oliveira
Sampaio Corrêa é o atual campeão maranhense - Foto: Divulgação
 
A Federação Maranhense de Futebol (FMF) divulgou um novo formato para o Campeonato Maranhense. A competição agora passa a ser dividida em grupos e terá dois turnos, com possibilidade da competição ter ainda uma final geral.

As equipes foram divididas em dois grupos de quatro, que tiveram Sampaio e Moto (campeão e vice da temporada 2021) como cabeças de chaves. Os outros times foram apontados por meio de sorteio.

Primeiro e segundo turno
No primeiro turno, os clubes jogam entre si, em partidas de ida, dentro de cada grupo, totalizando 3 jogos para cada clube. Classificam-se os dois primeiros de cada grupo. O primeiro colocado de cada grupo enfrenta o segundo colocado do outro grupo, na semifinal, em jogo único, com mando de campo do primeiro colocado. Em caso de empate, decisão em penalidades máximas. Os vencedores dos confrontos fazem a final do turno, em jogo único, com mando de campo da equipe de melhor campanha. Em caso de empate, decisão em penalidades máximas.

No segundo turno, os clubes jogam contra os integrantes do outro grupo, em jogos de ida, totalizando 4 jogos para cada clube. Classificam-se os dois primeiros de cada grupo. O primeiro colocado de cada grupo enfrenta o segundo colocado do outro grupo, na semifinal, em jogo único, com mando de campo do primeiro colocado. Em caso de empate, decisão em penalidades máximas. Os vencedores dos confrontos fazem a final do turno, em jogo único, com mando de campo da equipe de melhor campanha. Em caso de empate, decisão em penalidades máximas.

Final geral
Caso uma equipe vença os dois turnos, será a campeã maranhense. O vice-campeão será o clube de melhor campanha. Caso os turnos tenham dois vencedores, haverá a disputa do título em dois jogos, com o segundo jogo com mando de campo da equipe de melhor campanha. Em caso de empate, decisão em penalidades máximas.

Rebaixamento
Os dois clubes de pior campanha na classificação geral serão rebaixados para a Série B 2023.

Vale lembrar que o regulamento e seu novo formato da competição terá que durar minimamente por duas temporadas. Segundo a FMF, a competição tem previsão de início para o dia 22 de janeiro.

A Federação Maranhense de Futebol divulgou ainda que as modificações na competição foram feitas após uma reunião do Conselho Arbitral da competição que aconteceu nessa segunda-feira (6)

CHAVES
GRUPO A: Sampaio, Pinheiro, Iape e Juventude
GRUPO B: Moto, Cordino, São José e Tuntum

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
OPROGRESSONET Publicidade 1200x90