MENU

04/12/2021 às 21h32min - Atualizada em 04/12/2021 às 21h32min

Imperatriz recebe 1° Festival Agontimé - “A Feira é uma cidade que dura um dia só”

A iniciativa conta com diversas manifestações culturais que visam conscientizar sobre o combate á violência contra a mulher

Rafael Pestana
Fundação Cultural de Imperatriz
O evento debate a problemática da violência contra a mulher, e fomenta a valorização do afroempreendedorismo das empresárias imperatrizenses. (Foto: Divulgação)

  
Iniciando nesta sexta-feira (03), e com sequência nos dias 04 e 05 desse mês, a Casa da Mulher Maranhense (CMM), por intermediação da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), em parceria com a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Fundação Cultural do município (FCI), lança o 1º Festival Agontimé, com lema “A Feira é uma cidade que dura um dia só”. 

O evento, cuja abertura será realizada a partir das 18h, na concha acústica da Beira Rio, tem como principal finalidade dar visibilidade sobre o problema da violência contra a mulher. Tendo apoio da campanha “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as mulheres”, a iniciativa almeja, com debate e manifestações culturais, reformular as atitudes e crenças de nossa sociedade, que por muitas vezes legitimam e promovem as agressões contra as mulheres. 

“A Fundação Cultural não poderia deixar de apoiar um evento tão importante quanto esse, tanto pelo tema abordado, quanto pela quantidade de manifestações culturais que o evento irá reunir. Acreditamos que a população imperatrizense só tem a ganhar com essa iniciativa”, relata Paulinho Lobão, presidente da FCI.

O festival contará com diversas atrações artísticas, cursos e palestras. Será realizada, ainda, uma feira cultural com a exposição e comercialização de diversos produtos, com o intuito de valorizar e fomentar o trabalho das afroempreendedoras, empreendedoras e empresarias de Imperatriz, em diferentes setores como moda, gastronomia, artesanato entre outros.

Nessa edição, além da feira e da apresentação de espetáculos, com diferentes linguagens, para todos os públicos, também haverá exposições, palestras, panfletagens com materiais educativos. Assim como manifestações artísticas com temas como gênero, racismo, religiosidade e direitos humanos. Será realizada a distribuição de absorventes da Campanha de Combate à Violência Menstrual, das mulheres de Axé do Brasil para as meninas e mulheres de Imperatriz. Bem como assistência jurídica para a comunidade em geral.

Confira a programação do Festival Nã Agontimé:

03/11/2021 – Sexta-feita
18h - Solenidade ritualística de abertura (representante da Cultura Afro).
19h - Cerimonial de abertura da 1ª Edição do Festival Nã Agontimé com as autoridades.
19h30 - Lilia Diniz e banda. 
20h - Banda 3+1.   
21h - apresentação do Boi Estrela do amanhã. 
04/11/2021 – Sábado
18h - Curso de Captação de Recurso - Cybele - Assessora Especial SEMU-MA.
19h - Maria Regina e banda.
21h - Apresentação - Banda Afro Dançart (de Grajaú).
05/11/2021 – Domingo
18h - Oficina de Turbante.
19h - Homenagem às Lideranças do Movimento Negro e Líderes de Imperatriz. 
20h - apresentação cultural movimento negro (Glauber). 
21h - Show - Sanfoneiro Pedro Bispo

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »