MENU

22/09/2020 às 00h00min - Atualizada em 22/09/2020 às 00h00min

Seis cidades do Tocantins ficam entre as 20 mais quentes do Brasil durante fim de semana

A temperatura ultrapassou a casa dos 40 ºC e a umidade relativa do ar chegou a 11%

Inmet/Comunicação
Brasília (DF) - Ao menos seis municípios tocantinenses entraram no ranking das 20 cidades do Brasil que registraram as maiores temperaturas durante o final de semana. O ranking é atualizado diariamente pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No sábado (19), as temperaturas bateram a casa dos 40º nos municípios de Paranã (41ºC), Araguaçu (40,6ºC), Peixe (40,3ºC), Formoso do Araguaia (40,1ºC) e Pium (40,1ºC).

No domingo (20), além de Araguaçu, Peixe e Paranã, nas regiões sul e sudeste do estado, os moradores de Pedro Afonso também sentiram na pele os efeitos do calor.

De acordo com o ranking do Inmet, o município de Araguaçu, no sul do Tocantis, ficou em 4º lugar no país com 40,1ºC. Pedro Afonso (39,7ºC) ficou em oitavo; Peixe (39,7ºC), com a nona colocação e Paranã (39,2ºC), a 17ª.

Seca e Baixa Umidade
Além das altas temperaturas e do tempo seco, a baixa umidade do ar também é uma característica desta época do ano em todo Tocantins, deixando a sensação de calor ainda mais acentuada. É comum a umidade cair para 11% em várias regiões do estado, deixando o clima praticamente como em um deserto.

A junção destes fatores climáticos é propícia à propagação de incêndios florestais e agravamentos da saúde como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. 

Inmet prevê chuvas com ventos fortes em várias regiões do Tocantins nas próximas 24 horas
Após o intenso calor registrado durante o final de semana com temperaturas que ultrapassaram os 40 ºC, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira, 21 de setembro, um alerta de chuvas intensas para grande parte do terrotório tocantinense nas próximas 24 horas. Seis cidades do estado ficaram entre as 20 mais quentes do país durante esse final de semana.

Segundo o instituto, as chuvas podem vir acompanhadas de ventos de até 60km/h nas regiões do Jalapão, norte, sudeste, sul, oeste e central do Tocantins. Na capital Palmas já são mais de 110 dias sem registro oficial de chuva.

Com a expectativa de chegada do período chuvoso, a população deve ficar alerta para os riscos causados pelos temporais e seguir as seguintes recomendações em casos de incidentes.

Veja as recomendações:

Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de risco ou acidentes entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »