MENU

29/11/2021 às 09h20min - Atualizada em 29/11/2021 às 09h20min

“Natal Luz”, a grande atração da Serra Gaúcha

A 36ª edição da festa de Gramado não perde o brilho e traz atrações especiais para comemorar o Natal 2021

Da Redação
GB Edições

 1  Neste ano, o “Show de Acendimento” está ainda mais bonito. Desta vez, o espetáculo conta com a tecnologia de projeção mapeada, tendo como tela as fachadas de cinco prédios localizados no centro da cidade.  Um dos momentos mais esperados é o Grande Desfile de Natal que a cada ano encanta todos os visitantes da festa. Uma experiência para guardar na memória.  Em Gramado, o turista pode renovar as energias passando alguns dias curtindo os feriados de final de ano em clima de Europa, numa cidade totalmente decorada com temas natalinos.  No Lago Joaquina Rita Bier é encenado “Natalis, a Criação”, um espetáculo narrado por Cid Moreira que mostra o nascimento de Jesus Cristo, unindo a modernidade tecnológica com a arte.  Diariamente, a Vila de Natal está aberta, decorada e repleta com boas energias para os visitantes se divertirem. É lá que fica a casa do Papai Noel.  No Expogramado acontece “O Reino do Natal”. No espaço principal da atração, o público pode conhecer através de imponentes pocket shows com as mais variadas performances artísticas ao vivo, a história de um lugar que foi se transformando aos poucos no verdadeiro Reino do Natal / Fotos: Cleiton Thiele-Serra Press

O Natal mais famoso do Brasil já está rolando em Gramado, na Serra Gaúcha, e vai até 30 de janeiro. Assim como no ano passado, devido à pandemia, a programação oficial do evento está adaptada para cumprir os protocolos sanitários do combate ao novo coronavírus e suas variantes. O uso de máscara, álcool em gel e distanciamento são obrigatórios para quem quer curtir a festa em segurança. O passaporte da vacina não está sendo exigido.

Final de ano – Natal e Ano Novo – é sempre tempo de celebrar a esperança, deixar de lado o pessimismo e acreditar que tudo pode ser melhor. E nada melhor do que renovar as energias passando alguns dias curtindo os feriados de final de ano em clima de Europa. Uma boa opção para aumentar o seu passeio é hospedar-se nas cidades vizinhas a Gramado, visitar os arredores durante o dia e, à noite, divertir-se com as atrações natalinas em Gramado.

A primeira edição do Natal Luz aconteceu há trinta e seis anos e, desde então, a cidade vem aprimorando a festa que se transformou em espetáculo.

Tem programação para todos os dias da semana. A festa começa com o “Show de Acendimento das Luzes”. Todos os dias, às 20 horas, tudo para e o público se une em pensamento positivo para gerar a energia necessária para o funcionamento da usina de força pilotada por funcionários mágicos e é o próprio Papai Noel quem aciona as luzes e toda a cidade se acende. Este ano o show está ainda mais bonito. Desta vez, o espetáculo conta com a tecnologia de projeção mapeada, tendo como tela as fachadas de cinco prédios localizados no centro da cidade.

No Lago Joaquina Rita Bier é encenado “Natalis, a Criação”, um espetáculo narrado por Cid Moreira que mostra o nascimento do Jesus Cristo, unindo a modernidade tecnológica com a arte. Se apresentam quase 50 artistas, entre eles cantores, performáticos e acrobatas que mostram um espetáculo com tecnologia de projeção a laser em telas de água, conhecidas como “water screen”, fogos sincronizados e águas dançantes.

No Expogramado acontece “O Reino do Natal”. No espaço principal da atração, composto por 5 domos geodésicos de 20 metros de diâmetro com rica cenografia natalina e sistemas constantes de renovação de ar e higienização de áreas de fluxo, o público pode conhecer através de imponentes pocket shows com as mais variadas performances artísticas ao vivo, a história de um lugar que foi se transformando aos poucos no verdadeiro Reino do Natal.

Um dos momentos mais esperados é o Grande Desfile de Natal que a cada ano encanta todos os visitantes da festa. Uma experiência para guardar na memória. Um show com muita dança, luzes, cores e brilho; acompanhado por uma linda trilha sonora original e personagens tradicionais do imaginário natalino, traz diversão, beleza e encantamento.

Às sextas, sábados e domingos, a programação começa às 15 horas com a “Parada de Natal”, nos demais dias da semana, o início é às 20 horas, com o “Show de Acendimento”.

Outra atração da cidade é a Rua Coberta, normalmente é muito visitada pelos turistas, mas nessa época do ano torna-se ainda mais atrativa por causa dos shows de música, dança e teatro que acontece todos os dias.

Uma experiência para guardar na memória. O show “Nativitaten” tem muita dança, luzes, cores e brilho, acompanhado por uma linda trilha sonora original e personagens tradicionais do imaginário natalino que trazem diversão, beleza e encantamento, em shows que acontecem no Lago Joaquina Rita Bier.

Não deixe de ver “O Primeiro Milagre do Menino Jesus”. Uma Opera/Musical de Gian Carlo Menotti inspirada em suas memórias de infância numa história baseada na jornada dos Reis Magos seguindo a estrela guia.

Muita cor e criatividade estão presentes por todos os lados da cidade. Nesta época, a rua Pedro Benetti (ao lado da Igreja São Pedro) se transforma para receber as renas do Papai Noel, pintadas por talentosos artistas locais, decorando a Cidade Mágica de Natal e oportunizando aos visitantes lindas fotos e lembranças desta mágica exposição.

A encantada Vila de Natal, localizada na Praça das Etnias, recebe expositores locais e seus produtos artesanais natalinos. Diariamente, com controle de acesso, de forma gratuita, das 9 às 21 horas, a Vila de Natal está aberta, decorada e repleta com boas energias para os visitantes se divertirem. É lá que fica a casa do Papai Noel.

Para quem decidiu viajar até Gramado, a melhor maneira é seguir o roteiro informativo de todos os shows e locais onde eles acontecem que podem ser acessados pela internet. Lembrando que existem algumas atrações gratuitas, mas a maioria dos espetáculos é paga e requer a compra de ingressos antecipadamente. No entanto, se não quiser conferir os shows, as ruas do centro da cidade já constituem um espetáculo a céu aberto, com sua maravilhosa decoração.

E o que dizer da culinária local? Todos os pratos são inspirados principalmente na cozinha alemã e italiana. E não deixe de provar o chocolate que tem em Gramado.

Além do artesanato produzido por artistas locais, Gramado oferece uma infinidade de lojas com artigos alusivos ao Natal, com muitos enfeites e souvenires. Imperdível ainda é uma visita às lojas que vendem relógios cucos e carrilhões, localizadas na Avenida Borges de Medeiros.

Outro ponto que deve ser visitado é a Casa do Colono, que fica na Avenida Borges de Medeiros. Ali pode ser encontrado o melhor da culinária típica daquela região, entre geleias, bolos, pães e cucas confeccionadas na hora, em fornos à lenha instalados naquele local. Imperdível.

Faça as malas e programe a sua viagem. Vá curtir o final de ano em Gramado!
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »