MENU

28/11/2021 às 20h58min - Atualizada em 28/11/2021 às 20h58min

Livros & Leitura

Leia e comente.

Da Redação
GB Edições

O Que Habita Inabitáveis Lugares

“O Que Habita Inabitáveis Lugares” é o novo livro do poeta e produtor cultural Math’eus Borges. O segundo título do autor foi escrito durante a pandemia e traz uma série de reflexões sobre as relações humanas durante o isolamento social. O livro é uma publicação da Antípoda Editorial. De acordo com o autor, a pandemia e o isolamento social são apenas um pano de fundo para as poesias. “É um livro sobre relações, sobre convivência ou sobre ausência das convivências. Ele passa por diversas temáticas, como amor, política, perda, saudade e morte, que, desde 2020, ganharam uma outra dimensão poética e simbólica”, conta. O lançamento do título faz parte do projeto “Ocupação Estanca”, ação de ativismo cultural desenvolvida em parceria com outros artistas e que promove a interação entre literatura, artes visuais, fotografia, arte de performance e intervenção urbana. “O Que Habita Inabitáveis Lugares” é um livro com viés artesanal, já que tem características diferentes de outras publicações, como costura aparente, linhas que extravasam as páginas e sobrecapa. Além disso, é uma publicação interativa: “O leitor pode completar palavras e trechos, decidir desfechos, fazer anotações e desdobrar as capas para contar uma nova história visual. A ideia é explorar um ambiente artesanal da poesia e é nessa fricção que surge a relação com o leitor”, finaliza o poeta. A obra tem 130 páginas.
 

Por Que Não Consigo Emagrecer?

Quantas vezes você já ouviu que, para emagrecer, basta querer? Ou será que foi você que disse isso para quem quisesse (ou não) ouvir? Ao mesmo tempo, pense em quantas vezes você ou alguém próximo tentou uma nova dieta ou passou por diferentes profissionais, mas não atingiu o resultado que desejava. Será que emagrecer é mesmo tão simples assim? Será que tudo o que faltou foi "força de vontade"? Em “Por Que Não Consigo Emagrecer?”, a nutricionista Desire Coelho explica como funciona o emagrecimento e quais são as barreiras genéticas, fisiológicas e comportamentais que a maioria das pessoas enfrenta pelo caminho. Mas, atenção: aqui você não vai encontrar uma receita mágica ou infalível para emagrecer. O objetivo é ajudar o leitor a compreender que seu processo é único e que, quanto mais honesto e realista for consigo mesmo, mais ele estará perto de traçar estratégias efetivas, levando em consideração sua saúde física e emocional. Com 380 páginas, o livro é da Editora Fontanar.
 

Somos Inteligentes o Bastante Para Saber Quão Inteligentes são os Animais?

O que diferencia a mente humana da mente de um animal? De modo geral, rebatemos que é o senso de identidade, a capacidade de construir ferramentas, de projetar o futuro e compreender o passado – características que ajudaram a nos definir como a espécie mais proeminente do planeta. Mas, nas últimas décadas, essa singularidade vem sendo posta à prova por uma revolução nos estudos da cognição animal. Baseado nas mais contundentes pesquisas, Frans de Waal explora aqui as evidências da inteligência animal e a extensão de sua profundidade – polvos coletam cascas de coco como ferramentas de proteção; elefantes fazem distinções sofisticadas no que diz respeito a inimigos potenciais; e Alex, um papagaio-cinzento africano, atribui nomes a objetos com admirável precisão. Com protagonistas tão diversos como cães, golfinhos, vespas, morcegos, baleias e, claro, chimpanzés e bonobos, esta obra é um relato fascinante de como a ciência superou o behaviorismo, revelando o quanto os animais são realmente inteligentes e como por muito tempo subestimamos suas habilidades. Com 456 páginas, o livro é da Editora Zahar.
 

Sua Alteza Real

Com um tom de fábula e certa tendência à paródia, o livro conta a história do grão-ducado de Grimmburg, espécie de microcosmo da Europa antes da Primeira Guerra Mundial, e de Klaus Heinrich, o divertido príncipe que de repente vê o mundo ultra rígido de sua corte, dominado por tradições e hierarquias, confrontado com a visão pragmática do bilionário americano Samuel Spoelmann e, sobretudo, de sua filha Imma, uma mulher de espírito independente.
Os dois jovens se aproximam aos poucos e, para além do encantamento, o príncipe passa a ter cada vez mais a clareza de que a salvação de sua estirpe pode estar na fortuna da moça – e num casamento fora do círculo aristocrático. Mann faz com esta sátira uma cuidadosa descrição da sociedade europeia em franca decadência, que vislumbra no vigor moderno do Novo Mundo uma possibilidade de rejuvenescer. De Thomas Mann, o livro tem 344 páginas e é da Editora Companhia das Letras.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...