MENU

26/11/2021 às 20h00min - Atualizada em 26/11/2021 às 20h00min

IBGE realiza primeira reunião preparatória para o Censo 2022

Encontro ocorreu na Universidade Aberta do Brasil (UAB) com diversos representantes do município

Islene Lima - Ascom
Assessoria de Comunicação
Levantamento é realizado em todos os municípios do Brasil. Último Censo ocorreu em 2010 - Foto: Edmara Silva
 
Na manhã desta sexta-feira (26), ocorreu a primeira reunião do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), para tratar sobre o Censo 2022. Na oportunidade, representantes dos setores públicos e privados participaram do encontro na Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Ministrado pelo coordenador estadual das reuniões de planejamento e acompanhamento do censo demográfico, Wellington Georges, momento foi marcado para alinhamento e conhecimento de questões voltadas ao processo de pesquisa, com data de início prevista para junho de 2022 e término em agosto.

“Serão três meses de pesquisas em todo território nacional. O Censo do IBGE 2022 é muito importante, pois o último levantamento foi realizado em 2010, ou seja, a próxima pesquisa será em 2030, diante disso, temos que nos mobilizar para que tudo seja feito de forma responsável e com a ajuda da população, pois sem vocês a pesquisa não existe”, afirma Wellington.

De acordo com o coordenador, Imperatriz contará com quatro pontos de apoio, tendo 206 recenseadores na cidade para coleta de dados, que estarão devidamente uniformizados com colete, boné, crachá, número de matrícula e foto.

Outro ponto abordado na reunião foi justamente sobre a segurança na coleta de dados, pois muitos deixam de gerar informação devido ao medo de não serem de fato profissionais do IBGE. Pensando nisso, a próxima pesquisa contará com QR Code, que pode ser usado pelo celular para identificação, ou pelo próprio site do IBGE através da matrícula do recenseador, que identificará automaticamente o entrevistador.

Além dessa primeira reunião, outras duas ocorrerão, uma durante a operação e outra no final já mostrando os dados colhidos com abrangência nas aldeias quilombolas. Vale destacar que todas as informações, cedidas aos colaboradores do IBGE, serão mantidas em sigilo, como exige a lei.

No Censo Demográfico 2022 serão usados dois tipos de questionários, sendo o básico com 26 perguntas, e o da amostra com 77. Os temas a serem tratados serão do núcleo familiar, educação, religião, identificação étnico-racial, fecundidade, rendimento, mortalidade, deficiência, deslocamento para estudo, saneamento básico, deslocamento para o trabalho, autismo, entre outros.

Para os interessados em participar do Censo 2022, os processos seletivos simplificados (PSS), devem iniciar no próximo mês, com prova prevista para janeiro de 2022. Informações mais detalhadas estão disponíveis no site do IBGE. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »