MENU

23/11/2021 às 11h22min - Atualizada em 23/11/2021 às 16h20min

Próximo nível: o novo mundo da tecnologia e aplicação de tinta

A Dürr apresenta inovações para uma configuração modular de processos na primeiro Open House virtual

SALA DA NOTÍCIA Dürr
Sem mascaramento, sem excesso de tinta: O EcoPaintJet Pro pode pintar superfícies verticais
Quatro dias, diferentes fusos horários e idiomas. No 12º Open House, a Dürr apresentou novos produtos para melhorar a eficiência e a rentabilidade na fabricação e economizar recursos, tanto para fabricantes de grandes volumes quanto para pequenas start-ups de veículos elétricos. Pela primeira vez, o tradicional evento de inovações foi totalmente virtual, misturando apresentações, entrevistas e demonstrações técnicas. O foco esteve em verdadeiras revoluções: soluções que substituirão o conceito anterior de linha por uma modificação voltada ao futuro e baseada em módulos de processo flexíveis e conectados de forma inteligente, que podem ser expandidos para atender as demandas.

“Hoje em dia, o que os fabricantes mais necessitam no processo de pintura é flexibilidade, custo-benefício e sustentabilidade. Reagimos a essa necessidade com nosso conceito de linha de pintura do futuro, que supera as limitações da linha de produção inflexível. Em vez disso, cerca de 120 operações individuais são realizadas em módulos expansíveis ou, em paralelo, em pequenas seções e programadas com precisão de acordo com as necessidades da carroceria individual”, explica Jochen Weyrauch, CEO da Dürr. Isso permite estender as capacidades e canalizar diferentes tipos de veículos pelo processo de pintura. Idealmente, até mesmo itens individuais podem ser modificados enquanto a produção está em andamento. A Dürr apresentou a configuração variável, desde o pré-tratamento até a selagem  e a aplicação de tinta com base em seus novos produtos.

Flexibilidade inteligente em toda a cadeia de processos
As estações individuais são equipadas de forma personalizada usando o veículo guiado automatizado EcoProFleet, o primeiro AGV desenvolvido especificamente para linhas de pintura. Em combinação com um armazenamento de alta capacidade, o AGV estabelece a base para controle inteligente do fluxo de materiais ao longo de todo o processo. O software DXQcontrol controla cada AGV com grau de inteligência tão alto que todos os módulos são sempre utilizados de forma eficiente, desde o estágio de pré-tratamento.

O novo design do sistema modular do EcoProWet PT é baseado em câmaras padronizadas, em vez de tanques de imersão dispostos um após o outro. Além de ser mais flexível, ele também economiza muito espaço. A Dürr automatizou ainda mais o estágio posterior de selagem com o novo aplicador EcoSealJet Pro e o software DXQ, que utiliza inteligência artificial (AI). O aplicador praticamente elimina a necessidade de aplicação manual, mesmo em locais de difícil acesso. Além de economizar tempo e material, também garante máxima precisão e qualidade.

Para o processo de pintura atual, a configuração do box combina a aplicação das camadas de primer e base coat (a aplicação interna e as duas aplicações externas) em apenas uma cabine de pintura. Isso significa que duas das três operações de transporte em esteira são eliminadas no EcoProBooth. Além disso, ele pode ser usado como uma cabine de pintura padrão com o mesmo equipamento robótico para a aplicação de base coat e clear coat Sua versatilidade abrange de carros pequenos até caminhonetes.

O sistema de pintura sem overspray EcoPaintJet Pro agora aplica até mesmo tintas de dois componentes (2C) automaticamente, além de linhas de dois tons para tetos de carros, trocas de cor, superfícies verticais e aplicações de pintura decorativas. A última geração do pulverizador, EcoBell4, oferece tempos menores de troca de cor e a mais alta qualidade de limpeza automatizada do atomizador, para pintar mais unidades no mesmo tempo. Uma grande vantagem é o baixo consumo de tinta e solvente, que ajuda a tornar a produção mais sustentável, reduzindo as emissões de COV, e a tecnologia RFID integrada, projetada para maximizar a vida útil dos componentes e aumentar a taxa de sucesso na primeira execução.

Inteligência artificial para maior qualidade e disponibilidade
Os produtos de software da família DXQ da Dürr garantem que os processos individuais interajam perfeitamente no conceito modular, transformando o sistema de pintura baseado em caixas numa fábrica inteligente. Uma ferramenta essencial para isso é o DXQplant.analytics, que usa algoritmos de IA e machine learning para coletar e analisar dados, mensagens e informações dos sensores. Isso ajuda os gerentes de qualidade a identificar as correlações desde o início, para poder evitar erros e aumentar a taxa de sucesso na primeira execução. Uma tecnologia de feedback fornece informações constantes ao algoritmo, de modo que as previsões sobre a necessidade de manutenção (manutenção preditiva) ou status de qualidade (previsão de qualidade) possam ficar cada vez mais precisas.

“Os mais de mil participantes de todo o mundo e todos os feedbacks entusiasmados são indicadores do grande interesse pelo primeiro Open House virtual. Nosso conceito para a linha de pintura do futuro é um sucesso total. Ele oferece exatamente o que os fabricantes necessitam”, conclui Weyrauch.

Imagens

Figura 1: Inovação mundial: EcoBell4 Pro com anel de eletrodo substituível


Figura 2: O aplicador EcoSealJet Pro torna o trabalho manual praticamente obsoleto, mesmo em locais de difícil acesso


Figura 3: Especialmente desenvolvido para linhas de pintura: O AGV EcoProFleet durante sua entrada controlada pelo DXQ no túnel de luz EcoReflect no centro de testes da Dürr em Bietigheim-Bissingen, Alemanha


Figure 4:   O tanque de inundação é apenas um dos tanques do novo sistema modular de pré-tratamento EcoProWet PT


Figure 5: EcoProBooth permite que várias aplicações de revestimento sejam realizadas em apenas uma cabine.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...