MENU

17/11/2021 às 19h45min - Atualizada em 17/11/2021 às 19h45min

Cidades da Região Tocantina são contempladas com ciclovias e pistas de caminhada

Espaço proporciona local adequado e seguro para a atividade física

SECOM/MA
Pista dos ciclistas está devidamente sinalizada - Foto: Divulgação
 
Antes a Região Tocantina não contava com nenhuma cidade com espaço adequado para quem gosta de andar de bicicleta ou fazer caminhada. Hoje já são duas cidades com pistas concluídas e mais duas em construção. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Sinfra), proporciona um local mais adequado e confortável para as atividades físicas e deixa as cidades mais urbanizadas.

A professora e ciclista Eliane Miranda fala do impacto desse trabalho. “Temos poucos espaços exclusivos para o ciclismo em Davinópolis e também nas cidades vizinhas, embora seja uma prática esportiva comum e em crescimento. Então essa ciclovia é importante por valorizar o esporte e permitir que ele seja feito com mais segurança”, afirmou.

Entre as obras concluídas está a de Imperatriz, localizada na Bernardo Sayão, uma das avenidas mais importantes da cidade. A via foi totalmente revitalizada em 2019, passando a contar com dois quilômetros de ciclovia e pista de caminhada, entre a BR-010 e a Rua Pernambuco.

A outra ciclovia concluída fica em Davinópolis, a extensão foi entregue em setembro desse ano e fica localizada na entrada da cidade. A pista dos ciclistas conta com dois quilômetros de extensão. Ambas são sinalizadas e possuem gelo baiano, um bloco de concreto que separa a faixa das demais.

Para o secretário da Sinfra, Clayton Noleto, essas são obras que aumentam a sensação de pertencimento das pessoas pelos municípios. “Estamos trabalhando firme em obras como essas, que mudam o espaço urbano, aumentam a autoestima, a sensação de pertencimento das pessoas pelos municípios e melhoram a qualidade de vida”, destacou.

Obras em andamento
Além destas, a secretaria ainda mantém serviços de construção de outras duas ciclovias e faixas de caminhada, uma é em Buritirana que tem 2,5 quilômetros, e vai do Povoado Tanque até a sede do município, e a outra na cidade de Ribeirãozinho, localizada logo na entrada do município com quatro quilômetros de extensão.

Esses investimentos têm colaborado também para a geração de renda, segundo os moradores. Luma Duane e outras moradoras comercializam lanches em uma praça próxima a ciclovia de Davinópolis, atraídas pelo aumento do movimento. “Meu sonho sempre foi montar uma banquinha perto de casa. A ciclovia e a pista de caminhada aumentam o movimento na praça. Eu sei que daqui para frente vai ficar melhor”, comentou.

Outros investimentos em esporte e lazer
A Sinfra executou outras obras de esporte e lazer na Região Tocantina. Só em Imperatriz, foram reformados dois pontos importantes para a cidade: a Avenida Beira-Rio e a Praça da Bíblia, além de outros espaços menores, localizados em bairros polos, na região do Parque Anhanguera, Santa Rita e Redenção.

Os municípios de João Lisboa e Amarante receberam um complexo esportivo. O local conta com jardim, áreas de circulação, sala de professores, depósito de materiais esportivos, sala multiuso, recepção, depósito, administração, vestiários, sala de reunião, copa, cantina, pátio e banheiros. Dispõe ainda de uma quadra poliesportiva, arquibancada com capacidade para 338 pessoas, playground, ciclovia, estacionamento e pista de caminhada.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »