MENU

17/11/2021 às 19h44min - Atualizada em 17/11/2021 às 19h44min

Detran-MA anuncia medidas para agilizar exames práticos

SECOM/MA
Detran anunciou soluções para representantes de autoescolas para agilizar exames práticos de CNH - Foto: Divulgação
 
O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), Francisco Nagib, anunciou nesta terça-feira (16) uma série de melhorias em serviços para atender a alta demanda de candidatos por Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Maranhão. O anúncio foi feito durante reunião para debater pleitos com representantes das autoescolas maranhenses, na sede do Departamento, na Vila Palmeira, em São Luís. 

Francisco Nagib anunciou como medidas para agilizar os exames práticos de direção veicular e o atendimento à demanda por CNH a ampliação em mais uma hora de trabalho dos examinadores de segunda a sexta-feira para aplicação dos Exames Práticos de Direção Veicular; realização de mutirões de exames práticos aos sábados, já programados para os dias 20 e 27 de novembro e 4, 11 e 18 de dezembro; e contratação de mais 15 examinadores.

Sobre o sistema on-line do Detran-MA, o diretor-geral informou que para solucionar as constantes lentidões, será implantada a plataforma Detran Net, que agilizará e ampliará o número de acessos simultâneos de 400 usuários para 10 mil. Novo sistema começa a operar em dezembro deste ano.  

“Durante a pandemia, tivemos que paralisar nosso atendimento por alguns períodos, mas as autoescolas continuaram com suas atividades, e isto acabou gerando acúmulo de candidatos e uma demanda reprimida atual de cerca de 13 mil exames práticos. Normalmente, disponibilizamos 12 mil vagas para os exames práticos, só que ainda assim, com o acúmulo, não estamos conseguindo atender esta demanda”, explicou Francisco Nagib.

“Em reunião com os representantes das autoescolas, discutimos o problema e buscamos a solução, como horário extra de trabalho dos examinadores de segunda a sexta-feira e mutirões aos sábados e chamaremos mais 15 examinadores. Hoje, temos 60 atuando. Assim, os candidatos que estão tirando suas CNHs podem ficar tranquilos, pois estamos atuando para que isto ocorra com mais agilidade”, detalhou. 

Para que essas estratégias de atendimento da demanda funcionem plenamente, Francisco Nagib solicitou que os proprietários de autoescolas ajudem, reduzindo os altos índices de reprovação de candidatos, o que também contribui para o acúmulo de demanda, o que eles concordaram. 

O presidente do Sindicato das Autoescolas do Estado do Maranhão (Sindauma), Jefferson Campos, agradeceu o diálogo e o atendimento aos pleitos da categoria. “A nossa demanda foi atendida pelo diretor Francisco Nagib e demais diretores do Detran e agradecemos muito isso, pois assim, poderemos atender nossos alunos, que querem tirar suas carteiras. A reunião com a direção do Detran foi produtiva e esse diálogo é muito importante para nós, das autoescolas; para o Detran e para a população”, afirmou ele.
      
Participaram também da reunião, o diretor Operacional do Detran-MA, David Ximenes; a coordenadora de Habilitação do Detran-MA, Nazaré Nunes; o tesoureiro do Sindauma, Fábio Peres; o vice-presidente do Sindicato das Autoescolas do Sul do Maranhão (Sindcfc), Hozano Silva; a coordenadora geral do Sindcfc, Ana Rosa.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »