MENU

18/09/2020 às 00h00min - Atualizada em 18/09/2020 às 00h00min

AGED fiscaliza área do Cinturão Verde de Imperatriz

Secap
Ação orientou produtores do Cinturão Verde para descarte correto das embalagens vazias de agrotóxicos - Foto: Divulgação
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) realizou, nesta quarta-feira (16), a fiscalização na área do Cinturão Verde no município de Imperatriz com o objetivo de verificar o descarte das embalagens vazias de agrotóxico.

A fiscalização percorreu propriedades rurais, vistoriando todos os lotes que compõem o Cinturão Verde. Durante a ação, foram observadas as formas de armazenamento e acondicionamento das embalagens vazias dentro das áreas, bem como indícios da queima ou enterro dessas embalagens. 

De acordo com o fiscal estadual agropecuário, André Gonçalves Ferreira, a atividade foi realizada para fazer cumprir a lei nº 8.521 de 30 de novembro de 2006, que dispõe sobre a produção, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a utilização e o destino final dos resíduos e embalagens vazias de agrotóxico no estado do Maranhão.

“A atividade de fiscalização em propriedades rurais no Cinturão Verde foi realizada com fins orientativos. Posteriormente iremos realizar outras ações de fiscalização na localidade. Em conjunto com as associações realizaremos o recebimento itinerante de embalagens de agrotóxicos e faremos ciclos de palestras para os produtores”, informou André Ferreira.

Ontem, 16, ao longo de quatro dias foram fiscalizados vinte e dois lotes na área do Cinturão Verde e preenchidos vinte e dois termos de fiscalização. Após a ação, os fiscais da AGED perceberam a necessidade da instalação de um ponto itinerante de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos na região para facilitar o processo de devolução das embalagens.

Durante a ação ainda foi observado o desconhecimento dos produtores rurais no que diz respeito a legislação de agrotóxicos. Ficou decidido junto com as associações de agricultores do Cinturão Verde que serão realizadas reuniões para tratar do assunto relacionado ao recebimento itinerante e com ciclo de palestras sobre a legislação de agrotóxicos.

“A atividade da AGED é importante para o tipo de agricultura que realizamos aqui no Cinturão Verde. Iremos orientar nossos associados a realizar a lavagem das embalagens vazias e a devolução das mesmas dentro do prazo legal, respeitando assim, o que determina a legislação”, afirmou a presidente da associação Agrimar, Kátia Ramalho Melão.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »