MENU

08/11/2021 às 20h03min - Atualizada em 08/11/2021 às 20h03min

UEMASUL: de um sonho a uma grande realidade

Carlos Brandão*

 
Parece que foi ontem, mas já estamos comemorando cinco anos de UEMASUL. O tempo voa, mesmo. E muitas vezes, por conta da velocidade como as coisas acontecem, não nos damos conta da grandiosidade de certas ações. Hoje, vendo no que está se tornando a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, nos fica claro a importância da tomada de decisão que proporcionou o fim de uma luta que vinha desde a década de 1980. No dia primeiro da novembro de 2016, o governador Flávio Dino assinava a lei que criou a instituição. Aliás, desde 2015 até agora, período de nosso Governo, o Maranhão é o único estado do país a criar uma universidade. Nosso envolvimento com a educação tem se dado em todos os âmbitos. 

A UEMASUL é um projeto institucional ainda em andamento. É claro que tem o que avançar. Mas temos que comemorar muito pelo fato de estarmos no ponto que estamos. O projeto nasceu de um sonho, passou para um papel e, hoje, se consolida na região, oferecendo 22 cursos de graduação, sete de especialização e um de mestrado, atendendo a 2.500 alunos nos campi de Imperatriz, Estreito e Açailândia. E isso em apenas cinco anos de existência.

Na última quarta-feira (3), participamos da entrega do prédio de Ciências Agrárias da Universidade no campus de Imperatriz. Uma estrutura muito bem construída que abrigará vinte salas de aula, 21 laboratórios, uma biblioteca setorial, três salas administrativas, um auditório setorial, uma cantina e uma área de vivência universitária para atender aos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária. Uma obra de cerca de R$ 20 mi que tem tudo para se tornar um marco na região.

Por onde ando, sempre defendo que as grandes obras nascem de sonhos e da capacidade de ousarmos; de nos desafiarmos; de pensarmos além da caixa; de não termos medo de investir naquilo que acreditamos. Assim, sigo meu caminho como alguém que não se contenta com o “pode ser” ou com o “vai ser complicado”. O que se deixa de legado só se consegue ultrapassando as linhas traçadas pelas incertezas.

A todos aqueles envolvidos na construção diária daquela que, muito provavelmente, seja a maior obra de nosso Governo na Região Tocantina, deixo o meu forte abraço e a minha gratidão por, junto conosco, acreditar em algo que parecia tão distante e que, hoje, como uma realidade, acima de tudo feita da união de sonhos, se torna uma referência educacional para 22 cidades do sul do Maranhão, abrindo as portas do conhecimento para milhares de maranhenses.
A UEMASUL é uma grande conquista que, dependendo de minha luta e de minha dedicação, continuará sendo valorizada e fortalecida.
* Vice-governador do Maranhão

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »