MENU

08/11/2021 às 08h58min - Atualizada em 08/11/2021 às 08h58min

“Um Lugar ao Sol” marca uma nova fase na teledramaturgia da Globo

Novela estrelada por Cauã Reymond será a primeira novela em horário nobre a estrear totalmente gravada

Da Redação
GB Edições
Noca, personagem de Marieta Severo, também tem papel central na história. Avó de Lara (Andréia Horta), a personagem esconde muitos segredos / Foto: João Miguel Jr-RG
  
Devagar a teledramaturgia brasileira vai voltando ao normal, ou melhor, ao novo normal. Até uns tempos atrás o que era improvável agora é realidade. A Globo está estreando suas novas novelas com a ordem de elas estarem totalmente gravadas, ou pelo menos com quase todo o conteúdo pronto. É o medo de dar alguma zebra e a pandemia voltar a exigir alguma medida mais drástica para evitar o contágio. Com a melhora dos índices de vacinação isso não deve ocorrer, mas a emissora quer estar preparada e ter produtos inéditos para colocar no ar, afinal, como diz o ditado: “uma pessoa prevenida vale por duas”.

E nesta segunda, substituindo a reprise de “Império”, estreia “Um Lugar ao Sol”, grande aposta da Globo para o horário nobre neste final de ano.  Impactada com depoimentos de jovens que, ao completarem a maioridade, tiveram de deixar o abrigo para menores onde foram criados, a autora Lícia Manzo, ao assistir ao documentário “Meus 18 Anos”, da GloboNews, começou a tecer o novelo central de sua nova novela. "Ao perceber na maioria daqueles jovens a esperança preservada de estudar e ter um futuro, uma pergunta me veio de imediato: no Brasil de hoje, com apenas 14% dos adultos com curso superior, cerca de 13 milhões de desempregados, e um quarto da população vivendo em situação de pobreza – serão seus sonhos realizáveis?", refletiu Lícia. Assim nasceu a história dos gêmeos Christian e Christofer (ambos interpretados por Cauã Reymond), separados na primeira infância. Enquanto Christian cresce em um abrigo em Goiânia, Christofer é adotado por uma família abastada do Rio de Janeiro, passando a se chamar Renato.

No início da trama, aos 18 anos, Christian acaba de deixar o abrigo para menores onde foi criado e se vê sozinho no mundo. Subempregado e sem perspectivas, viverá um dilema ético e moral quando a vida lhe apresentar a seguinte equação: livrar-se do que o oprime tomando para si o lugar e a identidade de outra pessoa, ou seja, de seu irmão Renato que será morto por traficantes no lugar de Christian.

Além da trajetória dos irmãos precocemente separados, “Um Lugar ao Sol” aborda temas contemporâneos diversos, destacando as relações humanas em torno deles – uma marca de Lícia Manzo. Entre os assuntos abordados na nova novela estão gordofobia, preconceito social e racial, abuso emocional, os dilemas da mulher moderna após os 50 anos, gravidez na adolescência, liderança feminina, entre outros.

Para o diretor Maurício Farias, vale a pena o público acompanhar a trama e conferir o resultado. "Gravamos de uma maneira nunca antes feita, com mais tempo para produzir as cenas e com acesso a um número maior de capítulos que a Lícia ia escrevendo. Foi muito instigante porque lançou muitos desafios, ao mesmo tempo em que trouxe coisas interessantes como o conhecimento da história do personagem, o entendimento com mais profundidade do que a autora está dizendo. O público vai receber esse produto novo e é a vez dele se surpreender. O que a gente quer é que o público acredite, se entretenha, compreenda o que estamos falando", torce ele.

O protagonista Cauã Reymond afirma que esse trabalho foi o maior desafio de sua carreira: "Foi muito impactante porque um dos irmãos é adotado e o outro não. Fica a mágoa, o  desejo de ter tido as mesmas oportunidades. Estou ansioso para conferir o resultado. É como se esse desafio entrasse na minha corrente sanguínea. Me entrego a todos os meus personagens, mas 'Um Lugar ao Sol' faz parte de mim. No meu ofício, entrego minha emoção, meu tempo, meu foco, minha determinação, dou uma parte enorme de quem eu sou durante um período de tempo. Que esse trabalho gere muita reflexão, além de entretenimento".

Andréia Horta vive Lara, par romântico de Christian. A personagem sofre profundamente quando passa a acreditar que seu grande amor está morto – depois que Christian assume a identidade de Renato. "A Lara fica despedaçada. Ela é uma mulher corajosa, que quer vivenciar o amor e isso é brutalmente interrompido. Ela leva tempo para se levantar e depois se dar uma chance de se reconstruir. Quando há o reencontro lá na frente, em que ele se apresenta a ela como Renato, parece que ele sabe o caminho do corpo dela. Mas, é confuso porque ele morreu...", conta Andréia. "A Lara é uma mulher simples, naturalmente bonita. Todos os detalhes dela me encantam. Estou torcendo para que o público goste", complementa a atriz.

Já Alinne Mores será Bárbara, namorada de Renato. Quando ele morre, a personagem, enganada, se casa com Christian. "Como a realidade da Bárbara é muito distorcida sobre várias coisas, até sobre ela mesma, ela acha que continua sendo o Renato ali. A única certeza que ela tem é o amor por aquele homem. Quando há essa troca entre os dois, ela finalmente tem o que mais queria, um marido, como sempre sonhou. Ela sabe que algo está errado, mas é tudo tão perfeito que ela prefere acreditar e vai se enganando", conta Alinne, que ainda analisa a personagem: "A Bárbara é muito complexa. As coisas vão acontecendo na vida dela e ela vai se moldando, se transformando. Ela é um pouco de tudo. Quando você acha que ela está evoluindo, ela tropeça de novo. Mas, é ao mesmo tempo uma personagem frágil, humana, muito delicada".

Elenice, interpretada por Ana Beatriz Nogueira, é a mãe adotiva de Renato. A personagem, assim como Bárbara, não consegue ver que não é mais o Renato quem está convivendo com ela. "A Elenice só vê o que quer. Quando ela separa os irmãos, ainda bebês, ela só olha para a criança que ela quer levar. Ela percebe as mudanças de comportamento do filho, mas não acha que seja outra pessoa", comenta Ana, defendendo sua personagem: "Elenice tem um humor. A Lícia, mesmo em situações dramáticas, consegue construir um espaço para um humor de situação. Elenice improvisa, se arrisca mais. Ela arma situações em que depois não sabe como sair delas. Então ela faz uma confusão, o que traz uma empatia".

Noca, personagem de Marieta Severo, também tem papel central na história. Avó de Lara, a personagem esconde muitos segredos. "Você sente que ela tem uma sombra na vida, mas ela é uma sobrevivente: do machismo, da falta de oportunidades... Ao mesmo tempo, é uma mulher extremamente solar. Noca tem a sabedoria da vida. Tem uma frase dela que é “sempre dá para ir adiante mesmo quando parece que não sobrou nada”. É uma personagem que compreende as coisas e o outro pelo coração. Tem uma empatia e enxerga a causa do outro e toma para si aquela luta, seja o que for. A melodia da Noca é “levanta, sacode a poeira, dá a volta por cima”. Conviver com ela, absorvê-la para a minha vida foi muito bom, muito importante", afirma Marieta.

“Um Lugar ao Sol” promete iniciar uma nova fase nas produções de novelas da Globo. Se a nova fórmula vai dar certo, só o tempo dirá.
 

Quem é Quem?!

Christian (Cauã Reymond) - Foi separado do irmão gêmeo Christofer (Cauã Reymond) prestes a completar 1 ano de idade e criado em um abrigo, em Goiânia, até os 18 anos. Estudioso, sonha com uma vida melhor. Quando completa a maioridade, começa uma busca pelo irmão. Se apaixona por Lara (Andréia Horta). Quando os caminhos de Christian e Renato se cruzam, e Renato morre, Christian toma o lugar do irmão. É melhor amigo de Ravi (Juan Paiva).
 
Christofer/Renato (Cauã Reymond) - Irmão gêmeo de Christian, foi adotado por uma família rica do Rio de Janeiro e cresceu sendo muito mimado pela mãe, Elenice (Ana Beatriz Nogueira). Com uma personalidade irresponsável e inconsequente, Renato, nome que ganhou da nova família, fica revoltado quando descobre sua verdadeira origem. É namorado de Barbara (Alinne Moraes).
 
Lara (Andréia Horta) - Formada em Gastronomia, Lara é determinada e doce ao mesmo tempo. Se apaixona por Christian (Cauã Reymond) logo no início da trama e os dois vivem uma linda história, até que ela passa a acreditar que o jovem está morto. É neta de Noca (Marieta Severo), com quem tem uma relação de muita cumplicidade.
 
Noca (Marieta Severo) - Mulher forte e com um passado que guarda muitos segredos, Noca é avó de Lara (Andréia Horta). Apesar de em alguns momentos discordar da neta, será seu apoio em todas as situações. 
 
Mateus (Danton Mello) - Namorado de adolescência de Lara (Andréia Horta). Os dois se reencontram e voltam a se envolver após a suposta morte de Christian (Cauã Reymond). Viúvo, Mateus é pai de Marie (Maju Lima).
 
Barbara (Alinne Moraes) - Na contramão de seu visual fashion, Barbara é uma jovem com um histórico familiar disfuncional e carente de autoestima. Noiva de Renato (Cauã Reymond).
 
Janine (Indira Nascimento) - Colega de Bárbara (Alinne Moraes) no curso de Escrita, é uma jovem humilde, que consegue uma bolsa de estudos para realizar o sonho de ser escritora. É enganada por Bárbara, que rouba a autoria de um de seus textos.
 
Ravi (Juan Paiva) – É o melhor amigo de Christian (Cauã Reymond). Os dois cresceram juntos no orfanato, em Goiânia, e sempre se apoiaram. Ao completar 18 anos, Ravi passa a morar com o amigo no Rio de Janeiro e se torna seu único confidente quando Christian decide deixar o passado para trás e assumir o lugar do irmão gêmeo. Vai se envolver com Joy (Lara Tremouroux). 
 
Joy (Lara Tremouroux) - Pichadora, Joy se envolve com Ravi (Juan Paiva) e acaba engravidando do rapaz. Joy vê em Ravi a oportunidade de ter uma vida melhor do que a que sempre teve ao lado da mãe, Inácia (Yara de Novaes). Ela, no entanto, viverá o conflito de querer de volta a liberdade da juventude e ter que cuidar de uma criança.
 
Rebeca (Andrea Beltrão) - Ex-modelo de sucesso oprimida pelo curto prazo de validade da carreira que abraçou, Rebeca é casada com Tulio (Daniel Dantas) e mãe de Cecília (Fernanda Marques). Se envolve com Felipe (Gabriel Leone). É melhor amiga de Ilana (Mariana Lima).
 
Tulio (Daniel Dantas) - De caráter duvidoso, Tulio faz de tudo para tirar vantagem nos negócios da Redentor, rede de supermercados do sogro, Santiago (José de Abreu). É casado com Rebeca (Andrea Beltrão) e mantém um caso com Ruth (Pathy Dejesus).
 
Ruth (Pathy Dejesus) - Engenheira que, além de ser amante de Túlio (Daniel Dantas), é cúmplice dele nos desvios de dinheiro da Redentor, rede de supermercados do sogro de Túlio, Santiago (José de Abreu).
 
Cecília (Fernanda Marques) - Filha de Rebeca (Andréa Beltrão), tem uma relação conflituada com a mãe, que piora quando Cecília é convidada para fazer uma campanha de moda. É com um misto de orgulho e incômodo que Rebeca assiste à filha desabrochar. Cecília ainda é contra a relação de Rebeca e Felipe (Gabriel Leone).
 
Felipe (Gabriel Leone) - O jovem cursou Psicologia, mas também é apaixonado por música. É neto de Ana Virgínia (Regina Braga) e filho de Júlia (Denise Fraga). Se envolve com Rebeca (Andrea Beltrão).
 
Ana Virgínia (Regina Braga) – Psicanalista, é mãe de Júlia (Denise Fraga) e avó de Felipe (Gabriel Leone). Ana Virgínia tenta proteger o neto das atitudes inconsequentes da mãe.
 
Ilana (Mariana Lima) - Ex-modelo e hoje dona de uma produtora, Ilana vive um casamento em crise com Breno (Marco Ricca). É melhor amiga de Rebeca (Andrea Beltrão). Ao longo da trama, se envolve com Gabriela (Natália Lage).
 
Breno (Marco Ricca) - Fotógrafo e marido de Ilana (Mariana Lima), Breno não se sente realizado nem na profissão e nem no casamento. Leva uma vida acomodada trabalhando na produtora da esposa.
 
Santiago (José de Abreu) - Dono da rede de supermercados Redentor e pai de Barbara (Alinne Moraes), Rebeca (Andrea Beltrão) e Nicole (Ana Baird). Vai se envolver com Érica (Fernanda de Freitas).
 
Érica (Fernanda de Freitas) – Honesta, leva o trabalho como personal trainer com responsabilidade. Mãe de Luan (Miguel Schmid) que, assim como Santiago (José de Abreu), não recusa uma partida de xadrez. O empresário e Erica se aproximam depois que ela começa a acompanhar Santiago em seus exercícios físicos. Esse envolvimento não vai agradar em nada as filhas dele.
 
Nicole (Ana Baird) - Filha de Santiago (José de Abreu) e irmã de Bárbara (Alinne Moraes) e de Rebeca (Andrea Beltrão). Trabalha como dubladora e cresceu acostumada a suprir com comida o afeto que sempre lhe faltou. É muito ligada a Bárbara. Vai se envolver com Paco (Otávio Müller).
 
Paco (Otávio Müller) - Dublador, é pai de Mel (Samanta Quadrado) e ex-marido de Helena (Cláudia Mauro). Mel tem Síndrome de Down e Paco sempre incentiva a filha a ter autonomia. Bem-humorado e relax com o próprio peso, ele vai se envolver com Nicole (Ana Baird) que, ao contrário, vive em guerra com a balança.
 
Mel (Samanta Quadrado) – Filha de Paco (Otávio Müller) e Helena (Cláudia Mauro), a jovem tem Síndrome de Down. Vai apoiar o relacionamento dele com Nicole (Ana Baird).
 
Elenice (Ana Beatriz Nogueira) - Mulher fútil, vive de aparências, e é mãe adotiva de Renato (Cauã Reymond). Procurando compensar a frustração por não ter um filho biológico, sempre tentou fazer de Renato um filho perfeito, o que custou aos dois um distanciamento progressivo e irrevogável. Ainda assim, quando se trata de defender o filho, Elenice é capaz de qualquer coisa.


 1  Em “Um Lugar ao Sol”, Cauã Reymond interpreta os gêmeos Christian e Christofer/Renato que crescem em realidades opostas, com personalidades completamente diferentes, sem saberem da existência um do outro. Os caminhos dos irmãos voltam a se cruzar quando a dupla completa 18 anos.  2  Andréia Horta vive Lara, par romântico de Christian (Cauã Reymond). A personagem sofre profundamente quando passa a acreditar que seu grande amor está morto – depois que Christian assume a identidade de Renato.  3  Já Alinne Moraes será Bárbara, namorada de Renato (Cauã Reymond). Quando ele morre, a personagem, enganada, se casa com Christian.  4  Elenice, interpretada por Ana Beatriz Nogueira, é a mãe adotiva de Renato (Cauã Reymond). A personagem, assim como Bárbara (Alinne Mores), não consegue ver que não é mais o Renato quem está convivendo com ela. Fotos: Fabio Rocha-RG

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...