MENU

07/11/2021 às 11h03min - Atualizada em 07/11/2021 às 11h03min

O peixe é excelente fonte de proteína, mas cuidado na hora da compra!

O peixe é excelente fonte de proteína e é de fácil preparo. Assim, virou boa opção para a refeição do dia a dia.

Da Redação
GB Edições
Foto: Divulgação Internet/Redes Sociais
  
Além de fazer muito bem para a saúde, o peixe ganhou maior notoriedade, já que o preço das carnes em geral subiu muito. 

No entanto, é preciso cuidado na hora da compra. Talvez se possa dizer que o melhor peixe é aquele que você compra inteiro e assim sabe o que está comprando. A observação serve como alerta quanto aos peixes oferecidos em forma de filé e isso pode ser uma grande armadilha: o consumidor corre o risco de ser lesado levando para casa “gato por lebre”. É verdade também que tem empresas idôneas que oferecem pescados confiáveis por isso é preciso ter atenção na hora de comprar.

Infelizmente, entre as fraudes praticadas, uma prática bem comum é a substituição de espécies. O bacalhau e o linguado são os principais alvos. O produto é trocado por peixes de menor valor, como o panga, o alabote e a polaca do Alasca. Mas, a merluza, o congro, a pescada, a garoupa e até a carne de siri também são substituídos. Ainda segundo os fiscais agropecuários, essa é uma prática criminosa e fere o direito do consumidor. E falando da fiscalização, os profissionais deste setor identificam a troca de espécies e coletam amostras em produtos suspeitos de fraude, que são encaminhadas ao Laboratório Nacional Agropecuário em Goiás (Lanagro-GO) para análise de DNA. Desde 2013, o laboratório está equipado e capacitado para a realização do exame.

Além da fraude com substituição das espécies, os consumidores podem ser enganados em relação ao peso do pescado. Explicando melhor, as empresas desenvolveram tecnologia para adicionar água ao peixe, em qualquer tipo de produto, do “in natura” ao enlatado. Os peixes são deixados de molho, com produtos que aumentam a quantidade  de água na musculatura.

Para o consumidor não cair no “conto do vigário”, a recomendação é sempre desconfiar do preço muito baixo, das promoções e até procurar saber se a empresa fabricante já esteve envolvida em fraude. Lembrando que as fraudes são mais fáceis em filés, já que o consumidor não vê o alimento inteiro. Para dificultar a identificação do produto, toda a pele do peixe é retirada. Não se iluda quanto às promoções muito vantajosas.

Infelizmente, essa é a realidade. Então, ao consumidor resta prestar atenção ao que está adquirindo e não se intimidar na hora de recusar produtos e reclamar os seus direitos junto aos órgãos competentes.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »