MENU

04/11/2021 às 21h19min - Atualizada em 04/11/2021 às 21h19min

Acusado de chefiar um esquema de corrupção e afastado do cargo por decisão do STJ, ex-governador contrata “trio de ouro” para tentar reverter decisão

Dos advogados contratados, um é conhecido em Brasília por defesa de ex-presidente da República e de multinacional; o segundo, por ser ter sido ex-presidente nacional da OAB e o terceiro, pela extensa ficha de clientes alvos da Operação Lava Jato

Assessoria
Mauro Carlesse joga alto e contrata advogados entre os mais caros do país - Foto: Divulgação
 
Afastado desde o dia 20 de outubro, o governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), recorreu a três advogados de renome nacional para tentar reverter a decisão que determinou o seu afastamento do cargo por 180 dias (seis meses). O trio é muito requisitado por políticos que estão com problemas na Justiça. A informação foi revelada pela coluna Maquiavel, de Veja.

Os advogados contratados por Carlesse são: Nabor Bulhões, que defendeu clientes como o ex-presidente Fernando Colllor e o empresário Marcelo Odebrecht; o ex-presidente nacional da OAB Marcos Vinícius Coêlho; e Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, um dos principais advogados criminalistas do país, com uma extensa ficha de clientes alvos da Operação Lava Jato.

O afastamento de Carlesse foi determinado pelo ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e confirmado por 12 a 0 (decisão unânime dos ministros presentes na sessão de julgamento).

O governador é suspeito de chefiar um esquema de corrupção que teria desviado cerca de R$ 45 milhões por meio do pagamento de propina oriundo do plano de saúde dos servidores, além de direcionar investigações na Secretaria da Segurança Pública.

Carlesse assumiu o governo do estado de forma provisória em 2018 com a cassação do então governador Marcelo Miranda (MDB) e sua vice, Cláudia Lellis (PV). Em junho do mesmo ano, venceu as eleições suplementares para exercer um mandato-tampão até o final ano. Em outubro, fora reeleito para mais quatro anos com 57% dos votos válidos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »