MENU

04/11/2021 às 19h40min - Atualizada em 04/11/2021 às 19h40min

Programa Saúde na Praça atende população da Região Tocantina

SECOM/MA
Primeiro dia foi dedicado aos atendimentos oftalmológicos - (SECOM)
 
O Programa Saúde na Praça, executado pelo Governo do Estado, chegou nesta quarta-feira (3) a Imperatriz. Realizada em duas etapas na cidade, a ação acontece no Centro de Convenções, das 8h às 16h. O primeiro dia foi dedicado aos atendimentos oftalmológicos, com triagem para cirurgias de catarata, pterígio e retina. Nesta quinta (4), o foco foi a saúde do homem, reforçando as ações da campanha Novembro Azul. 

O governador do Maranhão, Flávio Dino, acompanhado do vice-governador Carlos Brandão, do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, e do presidente da EMSERH, Marcos Grande, visitou o Centro de Convenções durante a ação. 

“O nosso objetivo é garantir a cobertura de todas as necessidades de saúde da Região Tocantina. Para mim, Imperatriz é como se fosse a segunda capital do Maranhão. O nosso compromisso é com a população e todo mundo vai sair daqui com a cirurgia oftalmológica marcada e amanhã teremos outras especialidades”, destacou Flávio Dino.

O programa é uma ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e foi criado com a proposta de democratizar o acesso à saúde e ampliar os atendimentos em saúde em várias regiões. 

Foram disponibilizadas 1.000 cirurgias e, em até 15 dias, todos que passarem pela triagem cirúrgica serão operados se houver necessidade. “É a retomada dos procedimentos cirúrgicos que estavam parados durante a pandemia. Todos que passaram pelos procedimentos no Saúde na Praça em Imperatriz e necessitarem vão fazer os procedimentos cirúrgicos”, declarou o secretário de estado da Saúde, Carlos Lula. 

“Voltar a esse local é muito simbólico, porque aqui foi o local de instalação do hospital de campanha que ajudou toda a população dessa região no combate a covid. E o Saúde na Praça vem nesse segundo semestre no sentido de auxiliar nossa rede pública de saúde a acelerar serviços que não estavam sendo executados no período da pandemia. Hoje (quarta), estamos com essa triagem para cirurgia oftalmológicas e amanhã (ontem) com as atividades do Novembro Azul. Assim, vamos continuar levando saúde pública de qualidade para nossa população”, completou o presidente da EMSERH, Marcos Grande. 

O motorista José de Jesus dos Santos Rodrigues, de 66 anos, morador do bairro Bonsucesso, ficou sabendo do mutirão pela internet, passou pela triagem e já saiu com a cirurgia agendada para o dia 13 de novembro. “Achei que foi um negócio muito bom, porque nem todo mundo pode pagar uma consulta. Graças a Deus foi muito bom mesmo e já vou me operar dia 13 de pterígio”, elogiou o idoso. 

No Saúde na Praça Oftalmo, os pacientes passam pela triagem, são submetidos a exames como fundoscopia, mapeamento de retina, microscopia e biometria para conclusão de diagnóstico.

Novembro Azul
Nesta quinta (4), os atendimentos do Saúde na Praça tiveram como foco a Campanha Novembro Azul. Com a oferta de consulta em clínica médica e ambulatório cirúrgico (cirurgias gerais e urologia). Além destes, são oferecidos atendimentos em psicologia e nutrição, testes rápidos (hepatites, sífilis e HIV/Aids), vacinação do calendário anual, vacinação contra Covid-19 (Pfizer) e aferição de pressão e glicemia.

A ação acontece no Centro de Convenções, das 8h às 16h, com o apoio do Grupo Mateus e Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII). 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »