MENU

31/10/2021 às 15h27min - Atualizada em 31/10/2021 às 15h27min

Conhecido principalmente por seu famoso canal, o Panamá encanta também por causa de sua história e belezas naturais

Os restaurantes geralmente têm preços justos oferecendo o melhor da culinária local e da cozinha internacional.

Da Redação
GB Edições
A Catedral Metropolitana do Panamá foi construída no ano de 1674 e passou por uma importante restauração em 2003. É um dos pontos turísticos mais visitados da localidade / GB Imagem
  
Procurando um roteiro interessante e pouco usual para férias? Uma boa dica é conhecer o Panamá. Localizado na América Central, é quase sempre lembrado simplesmente por causa do seu famoso canal – o Canal do Panamá – e suas eclusas. No entanto, aquela região é muito bonita e merece uma visita, que promete diversão, descanso e maravilhosas compras. Boa opção também para quem não dispensa o sol e o mar em suas férias. Para entrar no país não é necessário visto prévio, o passaporte válido por três meses é suficiente, mas não se esqueça, em tempos de pandemia é imprescindível verificar como estão às medidas sanitárias ao combate a Covid-19 e as restrições de entrada no destino escolhido. Consulte sempre seu agente de viagens.

No Panamá, o primeiro destino do visitante é o Aeroporto de Tocumen, na cidade do Panamá, a capital.

Você já deve ter escutado falar do Chapéu Panamá. Apesar de ser vendidos aos montes por lá, os originais são confeccionados no Equador. Vale lembrar que o acessório recebeu este nome porque o presidente americano Theodore Roosevelt usou um modelo destes durante uma visita ao Canal do Panamá, em 1906. Em razão disso, o chapéu tornou-se moda, principalmente para homens, até a Segunda Guerra Mundial. Inicialmente era um produto exclusivamente masculino. Ainda hoje o chapéu é utilizado no verão, tanto por homens como por mulheres. Por vezes simboliza o ambiente praieiro tropical.

Geralmente, o Canal do Panamá é que atrai a atenção do visitante logo no seu primeiro dia da estadia. Cabe contar um pouco da história deste lugar. Trata-se de um canal de 77,1 quilômetros de extensão construído para ligar o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, através do Mar do Caribe. Inaugurado oficialmente em 1914, é importante para o comércio marítimo internacional, seus bloqueios e eclusas levantam os navios até o Lago Gatún, um lago artificial essencial ao funcionamento do canal. O visitante se encanta com o complexo de engenharia e o funcionamento das eclusas de Miraflores, as mais famosas, e seus bloqueios. Passeio imperdível que pode durar mais de três horas. Vale a pena conferir também o Museu Interoceânico do Panamá que conta a história da construção do canal e detalhes de seu funcionamento. Lembrando que além de Miraflores, tem ainda outros dois complexos de eclusas, a Gatún Lake e Pedro Miguel.

Na cidade do Panamá, a Cinta Costeira é uma área bem popular e atrai os moradores locais e visitantes. Trata-se de um calçadão que permite a prática de esportes, caminhadas e atividades ao ar livre. Dali vá para a Avenida Amador Causeway que liga o continente às ilhas da Baía do Panamá. A vista é maravilhosa.

Interessante registrar que mesmo com a modernização da cidade, ainda estão preservados alguns aspectos de sua origem. O Panamá Viejo, com construções datadas dos Séculos XVI e XVII, é Patrimônio da Humanidade e mostra edificações em pedra.  E falando ainda a história panamenha, Casco Antiguo também tem antigas construções em pedras, mas o lugar foi revitalizado. Dessa maneira, é possível visitar igrejas, conventos, praças e museus, além de oferecer boas opções de vida noturna. O lugar é muito agradável. 

Bom, se o objetivo é ficar bem pertinho do mar e da areia, o destino é San Blás, que faz parte de um conjunto de mais de 300 ilhas, todas com a areia e o azul do mar do Caribe. Paraíso praticamente intacto graças às ações principalmente dos índios Kuna, uma das nações indígenas mais organizadas das Américas e que faz questão de preservar aquele paraíso, que por enquanto ainda não foi invadido pelos milionários e suas mansões.

No lado do Oceano Pacífico, a Ponte Las Americas liga os dois lados do canal. A construção chama a atenção principalmente por causa de sua estrutura metálica, mas é o mirante erigido no local que concentra os turistas porque oferece vista maravilhosa e, consequentemente, belíssimas fotos.

O Panamá também é lembrado como “paraíso para as compras” devido a Zona Libre de Colón; localizada há 80 quilômetros da cidade do Panamá, é considerada a segunda maior zona franca do mundo. Para melhor entender o local, é viável buscar informações com um guia, ou no hotel em que está hospedado, para saber quais são os prós e contras na aquisição de produtos na Zona Livre.

Se você quer “espiar” os produtos disponíveis, mas não está com vontade de enfrentar o caminho até a Zona Libre de Colón, uma boa dica é o Albrock Mall, que fica a 5 minutos do centro da capital panamenha.  O gigantesco shopping abriga lojas que têm preços para todos os bolsos. Vale a pena também pelo passeio, se você prefere não encher as suas malas.

A Catedral Metropolitana do Panamá, importante local de devoção cristã, foi construída em 1674 e após um longo tempo de abandono, no ano de 2003 passou por uma ampla restauração e hoje também faz parte do patrimônio histórico.

A cidade do Panamá oferece completa estrutura de hospedagem. Alguns prédios históricos nos quais funcionaram escolas militares foram transformados em hotéis de luxo, além de edificações construídas para este fim.


 1  Você já deve ter escutado falar do Chapéu Panamá. Apesar de ser vendidos aos montes por lá, os originais são confeccionados no Equador. Vale lembrar que o acessório recebeu este nome porque o presidente americano Theodore Roosevelt usou um modelo destes durante uma visita ao Canal do Panamá, em 1906.  2  O Canal do Panamá, com suas várias eclusas foi construído para ligar o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, através do Mar do Caribe. O Canal do Panamá é importantíssimo para a navegação marítima mundial.  3  É importante registrar que mesmo com a modernização da cidade do Panamá, ainda estão preservados alguns aspectos de sua origem. O Panamá Viejo, com construções datadas dos Séculos XVI e XVII, é Patrimônio da Humanidade.  4  Para quem gosta de História pode coNtemplar ruinas de construções em pedra datadas dos Séculos XV e XVI.  5  A Zona Libre de Colón é tida como o paraíso das compras. É considerada a segunda maior Zona Franca do mundo – Fotos: GB Imagem
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »