MENU

29/10/2021 às 11h49min - Atualizada em 31/10/2021 às 00h00min

Dicas de como usar um portfólio digital

LUCAS WIDMAR PELISARI
SALA DA NOTÍCIA

Você sabe o que é um portfólio digital? Não? Pois saiba que você pode estar perdendo clientes e dinheiro sem ter um portfólio digital. 

Assim, vamos descrever o que é um portfólio digital e como montar um. Além disso, vamos te mostrar as diferentes maneiras que ele pode te ajudar a conquistar mais clientes, independentemente da sua área de atuação. Confira! 

O que é um portfólio digital? 

Antigamente, você colocava toda sua experiência, cursos e seus melhores trabalhos em um currículo de papel. E saía distribuindo esse currículo por aí. 

Embora muitas pessoas ainda façam isso, o mundo hoje mudou. E a internet chegou para mudar muita coisa, inclusive como você apresenta sua experiência e seus melhores trabalhos. 

É exatamente aí que entra o portfólio digital. Um portfólio digital é a maneira na qual seus melhores trabalhos ficam expostos, online, para serem consultados ou acessados por futuros clientes. 

Portanto, a maneira que você faz seu portfólio digital e como faz a divulgação tem relação direta com o número de pessoas que acessarão esse conteúdo e se você conseguirá novos trabalhos com isso. 

Vamos explicar melhor como isso funciona. 

Como criar um portfólio digital de qualidade? 

A primeira coisa é saber onde esse portfólio digital ficará. Você pode criar um site ou um blog, dependendo do seu ramo profissional. 

Em ambas as situações, as plataformas de criação de sites ou blogs já podem te ajudar. 

Mas, lembre-se que o conteúdo escrito e divulgado deve ser otimizado. Ou seja, você precisa seguir as regras de SEO (Search Engine Optimization), caso contrário seu site ficará perdido dentre tantos outros nos mecanismos de busca. 

Isso é fundamental, pois, diariamente bilhões de novos sites são criados. Porém, os usuários da internet dificilmente saem da primeira página de busca pelo Google. 

Portanto, você precisa otimizar seu site para que ele apareça na primeira página de buscas do Google. 

Se você não sabe como fazer isso, uma boa ideia é contratar um profissional de marketing digital que saiba como lidar bem com o algoritmo do Google e poderá dar um avanço no número de visitas ao seu site. 

Outra ação, também possível, é comprar anúncios para seu site. Assim, quando usuários visitarem páginas mais famosas ou bem ranqueadas, de assuntos conexos, lá estará o anúncio do seu site. 

Porém, conforme dissemos, tudo isso depende bastante do seu ramo de atuação. 

De maneira geral, um bom portfólio digital deve ter sua navegação amigável, ter informação de qualidade e ser otimizado. 

Você tem diversas opções de quais plataformas pode usar para montar seu portfólio digital. Dentre eles, destacamos o WordPress, ideal para quem escreve textos e o LinkedIn, no qual você pode acrescentar informações sobre experiência e trabalhos já feitos. 

Entretanto, independentemente de qual é o seu nicho, um bom portfólio digital deve ter alguns elementos básicos, essenciais. 

Elementos essenciais em um portfólio digital 

É essencial que todo portfólio digital contenha alguns elementos essenciais e básicos. 

Identificação, marca e contato

Você precisa se apresentar e apresentar sua marca. Além disso, faça uma apresentação mais humanizada, deixando claro que você é uma pessoa, tem uma vida, hábitos ou hobbies. 

Isso costuma atrair os usuários, pois se sentem mais próximos de você. 

Outra informação essencial é seu contato. Atualmente, divulgue seu whatts e redes sociais. Esteja atento (a) a esses detalhes, pois um possível cliente pode entrar em contato com você via whattsapp ou uma mensagem no Messenger ou Instagram, por exemplo. 

Então, tenha acesso frequente às suas redes sociais, para não deixar nenhum possível cliente sem resposta. 

Melhores trabalhos

Ao contrário de um currículo, em um portfólio digital, você coloca seus melhores trabalhos. Ou seja, podem ser artigos, depoimentos de clientes, sites feitos, fotografias ou artes digitais… Enfim, o que você considera seus melhores trabalhos. 

Se você um fotógrafo autônomo, por exemplo, em seu portfólio digital é essencial constar suas melhores fotografias. 

Dessa forma, quem for pensar em te contratar, já saberá da qualidade do seu trabalho e seu perfil de fotógrafo. 

No caso dos projetos, explique resumidamente o que foi cada processo: como foi o contato com o cliente, quais eram os objetivos e como eles foram alcançados. 

Como usar seu portfólio digital?

Agora que seu portfólio digital está pronto, basta você divulgá-lo adequadamente. Para isso, use as redes sociais a seu favor. E não se esqueça de fazer marketing por e-mail, divulgando seu portfólio digital para antigos clientes também. 

No caso do LinkedIn, você pode se candidatar a diferentes vagas de trabalho, usando seu portfólio digital. 

Já em outros casos, é sempre importante colocar um link do seu portfólio em suas redes sociais, para quem encontrar você através de mídias sociais, consiga facilmente acessar seu portfólio. 

Com essas dicas, certamente você terá mais clientes chegando e no futuro, mais trabalhos excelentes para atualizar seu portfólio digital. 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...