MENU

30/10/2021 às 11h07min - Atualizada em 30/10/2021 às 11h07min

Entenda o que é Noctúria

Você conhece alguém que acorda no meio da noite para urinar?

DR. AJUDA
Brasil 61

Você conhece alguém que acorda no meio da noite para urinar?


Acordar até uma vez por noite na maioria das vezes não é um problema. Mas, quando você acorda 2 ou mais vezes por noite, isso é um sintoma chamado Noctúria ou Nictúria e pode indicar algo de errado.

Primeiramente você deve diferenciar se está acordando porque está com vontade de urinar ou se está acordando por problemas do sono. Se você acorda pela vontade de urinar, temos 4 causas mais importantes:

  • Você está produzindo muita urina: nesse caso o seu corpo está produzindo mais que o normal o tempo todo, o que é chamado de Poliúria.
  • Sua bexiga não consegue armazenar muita urina: isso acontece em alguns casos quando a bexiga tem uma pequena capacidade, normalmente por inflamação da bexiga, cistite intersticial, mas é muito mais comum em quem não consegue esvaziar a bexiga adequadamente.
  • Você está produzindo muita urina somente a noite: o que chamamos de poliúria noturna. Beber muito líquido a noite aumenta a produção de urina durante a noite.
  • Bexiga hiperativa ou irritada: uma das características é que você sente vontade de urinar mesmo com pouca urina. Isso pode acontecer sem uma explicação clara que é o caso da bexiga hiperativa ou quando você ingere substâncias irritativas como café, chá, refrigerantes e chocolate, mas pode acontecer também se você tiver infecção urinária. Nesse caso preste atenção em outros sintomas como ardência para urinar, cheiro mais forte da urina que também pode ficar mais escura. Outros problemas mais graves, como Câncer, também podem iniciar com esse tipo de sintoma.

É fundamental que você saiba que acordar a noite para urinar não é apenas um sintoma de alguma doença. A interrupção do sono tem impacto direto na sua vida prejudicando, dentre outras coisas, a capacidade de atenção, memória e seu sistema imunológico. Preste atenção em todos esses sintomas e procure o médico Urologista.

Para saber mais, assista ao vídeo do Dr. Ajuda sobre o assunto. 



Fonte: Brasil 61

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »