MENU

28/10/2021 às 20h29min - Atualizada em 28/10/2021 às 20h29min

Hospital Dom Orione tem certificado de filantropia renovado pelo Ministério da Saúde

O único hospital filantrópico do Tocantins, também atende usuários do Pará e Maranhão

Assessoria
Foto: Divulgação
 
O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (25/10), a renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) do Hospital Dom Orione, de Araguaína, na região norte do estado. A renovação foi deferida pela prestação anual de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) no percentual mínimo de 60%.

Único hospital filantrópico do Tocantins, o hospital beneficia usuários do SUS de todo o Estado, além do Sul e Sudeste do Pará e Sul do Maranhão. No ano de 2020, 66% dos atendimentos realizados pela unidade foram para pacientes SUS. Dentre as especialidades atendidas, destacam-se a Obstetrícia, a Neonatologia, a Cirurgia Cardíaca e o tratamento intensivo da Covid-19.

O Dom Orione é membro da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), responsável por mais de 50% dos atendimentos de média complexidade do SUS e mais de 70% de alta complexidade em todo o país. Para o diretor presidente do hospital, Padre Bruno Rodrigues, fazer parte desta rede de assistência é uma grande missão que tem salvado muitas vidas.

“Por meio do atendimento filantrópico, conseguimos levar assistência à saúde para aqueles que necessitam. A conquista dessa renovação é resultante de um trabalho coletivo que passa pelas mãos de muitos profissionais que se dedicam para prestar um atendimento seguro e de qualidade para nossa população”, destacou o diretor. 

ATENDIMENTOS
A maternidade é o setor do Hospital Dom Orione que mais atende pelo SUS. Só em 2020 foram 5.902 partos realizados, o que representa mais de 30% dos partos em todo o Tocantins.

Demais atendimentos ofertados ao SUS em 2020:
- Pronto Atendimento Obstétrico: 20.147 / Consultas Médicas: 5.416 / Internações: 8.772 / Diárias: 5.902 / Cirurgias Cardíacas: 91 / Exames de Imagem: 36.378 / Exames de Laboratório e Anatomopatológicos: 130.845 

CEBAS
O Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (CEBAS) é concedido pelo Ministério da Saúde a pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, reconhecidas como Entidade Beneficente de Assistência Social para a prestação de serviços na Área de Saúde. A obtenção do CEBAS possibilita a isenção das contribuições sociais e a celebração de convênios com o poder público, dentre outros.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »