MENU

26/10/2021 às 07h37min - Atualizada em 26/10/2021 às 07h37min

Aguce seus cinco sentidos na Ilha da Madeira

Em meio à natureza, os visitantes podem presenciar diferentes sons como os ruídos dos animais marinhos entre eles os golfinhos e as baleias

Da Redação
GB Edições
Na Ilha da Madeira, os estímulos sonoros são muitos, capazes de proporcionar emoções que conectam as pessoas com outras e com os lugares, tornando a experiência na ilha ainda mais inesquecível. - Foto: André Carvalho
  
Um destino português para férias inesquecíveis no qual você poderá aguçar seu paladar, olfato, visão, audição e tato. Situada em meio ao Oceano Atlântico, a Ilha da Madeira é reconhecida por suas belezas naturais e cenários impressionantes. Além disso, é um destino sensorial que desperta nos viajantes a vontade de viver e sentir todas as experiências que a ilha oferece. Por isso, deixe os seus cinco sentidos aflorarem e tenha uma viagem ainda mais marcante pela fabulosa Ilha da Madeira.

É com o paladar que podemos perceber os sabores e a textura dos alimentos, e assim, desfrutar as delícias da gastronomia madeirense. A variedade dos pratos regionais vai transformar a sua viagem em uma verdadeira expedição culinária, provando algo novo todos os dias. A culinária local é bem diversa e vai desde pratos à base de peixes e frutos do mar, como o peixe-espada-preto e as lapas, até carnes grelhadas em longos espetos de louro, chamadas de espetada. Sem se esquecer das sobremesas preparadas com frutos tropicais que crescem na ilha, e dos vinhos para acompanhar cada refeição.

Diversas espécies de flores são cultivadas naquele lugar devido à sua localização privilegiada no Atlântico. E são as células olfativas que podem sentir toda fragrância que elas exalam, em especial nos belos jardins em Funchal, a sua capital. Em lugares como o Jardim Monte Palace e o Jardim Botânico, você vai se deparar com perfumes variados, que transmitem uma intensa sensação de tranquilidade. Outro lugar incrível para o visitante sentir diferentes aromas é o Mercado dos Lavradores. O local é perfeito para instigar não só o olfato, mas todos os outros sentidos, pois abriga uma enorme variedade de frutas, muitas típicas da ilha e de outros lugares do mundo.

A Ilha da Madeira é de origem vulcânica. Por isso, é uma região montanhosa e que apresenta natureza exuberante, com vegetações exóticas, que enchem os olhos. Há muitos lugares para apreciar vistas incríveis da paisagem verde e densa da Floresta Laurissilva e do mar azul profundo, incluindo vales, penhascos e falésias, além de mirantes com vistas para as charmosas cidades. Muitos desses mirantes estão no final de uma trilha em meio às belezas naturais, e são uma recompensa gratificante àqueles que se aventuram para contemplar esses panoramas.

Na ilha os estímulos sonoros são muitos, capazes de proporcionar emoções que conectam as pessoas entre si e com os lugares, tornando a experiência ainda mais inesquecível. Em meio à natureza, os visitantes podem presenciar diferentes sons, com o quebrar das ondas do oceano, o ruído do vento passando pelos vales, o farfalhar das árvores e os ruídos dos animais marinhos, como os golfinhos e as baleias. Já nas cidades, é possível presenciar o som dos brindes entre amigos pelas esplanadas dos restaurantes, do deslizar dos carros de cesto pela ladeira e as fascinantes histórias sobre a cultura local.

Diferente dos outros sentidos, o tato pode ser sentido em todas as regiões do corpo. Por esse motivo, a ilha de Porto Santo é o lugar ideal para quem quer captar todos esses estímulos. O destino tem clima agradável durante todo o ano e, enquanto o sol aquece os dias e a pele dos visitantes, os ventos frequentes refrescam e ainda são propícios para a prática de esportes aquáticos. Além disso, entre o verão e a primavera, a temperatura média das águas é amena e convidam para um delicioso banho de mar, enquanto as areias fininhas das praias são perfeitas para se esticar e relaxar, aproveitando toda essa profusão de sensações.

A ilha portuguesa é considerada o “Melhor Destino Insular do Mundo”, escolhida pela quinta vez consecutiva com o título dado pelo World Travel Awards. A Ilha da Madeira reserva experiências enriquecedoras a qualquer viajante. Por isso, o turista poderá aproveitar todas as atrações do destino, como uma excelente oferta hoteleira, em maioria cinco estrelas, a saborosa gastronomia e as vistas impressionantes, perfeitas para admirar as belezas naturais e relaxar após esses dias intensos de pandemia.

Um dos destaques é o famoso bordado, sinônimo de requinte e bom gosto e mostrados em vitrines com inúmeras opções.

Não deixe de conhecer a Ponta de São Lourenço, uma reserva natural  com vistas panorâmicas do Oceano Atlântico e de espetaculares formações rochosas; é uma paisagem única muito diferente do resto da ilha.

Funchal, a capital da Ilha da Madeira, está recheada de monumentos, praças e ruas históricas; tem ainda jardins encantadores, vilas pitorescas, grutas vulcânicas impressionantes e uma charmosa orla costeira com praias naturais e vistas magníficas, definitivamente um local inesquecível.

Já a Ilha de Porto Santo é considerada um paraíso por aqueles que lá passaram.

As areias são douradas e contrastam com o azul-turquesa do mar. Com certeza uma visita imperdível.

Se você quer aguçar seus cinco sentidos apreciando as maravilhas de Portugal, então seu destino, com certeza, é a Ilha da Madeira.

As agências de viagens oferecem pacotes completos que incluem viagem aérea, traslados e hospedagem. Preste atenção às normas sanitárias vigentes por causa da pandemia. Boa Viagem! 


 1  É com o paladar que podemos perceber os sabores e a textura dos alimentos, e assim, desfrutar as delícias da gastronomia madeirense. A variedade dos pratos regionais vai transformar a sua viagem em uma verdadeira expedição culinária.  2  Diversas espécies de flores e plantas são cultivadas na Ilha da Madeira devido à sua localização privilegiada no Atlântico. E são as células olfativas que podem sentir toda fragrância que elas exalam.  3  A Ilha da Madeira é de origem vulcânica. Por isso, é uma região montanhosa e que apresenta natureza exuberante, com vegetações exóticas, que enchem os olhos. Há muitos lugares para apreciar momentos incríveis.  4  O deslizar dos carros de cesto pela ladeira é uma atração imperdível para qualquer turista.  5  Diferente dos outros sentidos, o tato pode ser sentido em todas as regiões do corpo. Por esse motivo, a ilha de Porto Santo é o lugar ideal para quem quer captar todos esses estímulos. – Fotos: André Carvalho

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »