MENU

20/10/2021 às 18h28min - Atualizada em 20/10/2021 às 18h28min

Apesar das adversidades, estudantes em São João do Paraíso mostram exemplo de superação

Carlos Leen
A estudante Eshily Aguiar foi aprovada em Engenharia Elétrica no IFMA. - Foto: Divulgação
 
A cidade São João do Paraiso, distante 141 quilômetros de Imperatriz, possui a mesma atmosfera de qualquer cidade no interior do Maranhão, porém como qualquer outra cidade, também é o palco onde desfila-se a experiência humana digna de belas histórias e relatos de vida que merecem destaque.

De lá nos chega a trajetória de vida dos estudantes Hernandes Henrique da Costa Silva Lima e Eshily Aguiar Coelho, ambos do Centro de Ensino Defino Aguiar Azevedo com origens bastante humildes, de batalhas e vitórias que se forjaram no contexto escolar.

Ele aprovado em Engenharia Química na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Ela em Engenharia Elétrica aprovada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), ambos pelo Enem – Sisu. Agora fazem planos para iniciar as carreiras de vida, promissoras e cheias de expectativas.

A gestora do C. E. Defino Aguiar, Professora Raimunda Rocha conta que Hernandes e Eshily são exemplos de esforço e superação. “Durante todo o ensino médio eu pude acompanhá-los e fui percebendo que o desempenho deles crescia apesar das enormes dificuldades. A mãe do Hernandes por várias vezes quis tirá-lo da escola pois como a família dele tinha horta, era necessário que ele fosse trabalhar. A Eshily sempre foi muito focada e enfrentou muito o baixo poder aquisitivo.

Podemos dizer que são dois exemplos de meninos que superaram as dificuldades e temos muito orgulho deles”, conta a Profa. Raimunda Rocha.

“Meus pais e familiares não curtiam ideia de largar o trabalho pra começar a estudar, mas mesmo assim comecei a insistir no estudo. Foi muito difícil no começo porque eles não queriam aceitar isso, eles vem de uma cultura onde o estudo não dar muito dinheiro.” Relata o jovem Hernandes Henrique da Costa Silva Lima.  “(...) Vou fazer outra área que eu gosto e depois que eu me formar, vou trabalhar arrumar o dinheiro e fazer Medicina, eu escolhi uma área da Química que eu também sou apaixonado, então escolhi Engenharia Química e passei, hoje eu estou cursando e amando a área. E digo, sempre acreditem no seu potencial”, finaliza Hernandes.

Para a estudante Eshily Aguiar Coelho “Nem sempre é determinação. Na maior parte do tempo eu estudei por disciplina, porque não é fácil ter ânimo e determinação o ano todo. Mas o que me motivava era a perspectiva de um futuro melhor fazendo o que eu gosto. Minha família me incentivou muito pagando materiais e cursos, além de dar tempo para eu estudar. Você não precisa estar motivado para estudar. Estude por disciplina. Você vai sofrer menos nesse processo, mas virá frutos bons. Respeitem seus professores por mais que não goste de alguns”, avalia Eshily.

A presença da escola é um importante fator para que exemplos como o de Hernandes e Eshily se repitam Maranhão e Brasil afora. 

Escolas que ofereçam estrutura para alunos e professores. Gestores e professores da Escola empenhados em fazer educação de qualidade e atuar fortemente a autoestima dos alunos. Parabéns aos jovens Hernandes e Eshily. Parabéns a todos professores do C. E. Defino Aguiar e a gestora Profa. Raimunda Rocha respectivamente, que bem representam o melhor que nosso serviço público tem e oferecer à sociedade, como trabalhadores da Educação que são.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...