MENU

16/10/2021 às 19h14min - Atualizada em 16/10/2021 às 19h14min

Programa Trabalho Jovem capacita empreendedores no Polo Imperatriz

SECOM/MA
SEINC
Foto: Divulgação/SEINC
  
"Todo mundo tem que ser estimulado a ter esse perfil empreendedor, porque é isso que gera economia para o país. Não só buscar emprego, mas também gerar emprego. E é isso que o programa Trabalho Jovem oportunizou aqui pra gente em Imperatriz", disse a estudante de administração, Tatiana de Sousa Costa, de 28 anos, uma das alunas certificadas na ação Jovem Empreendedor, eixo Cooperação Estratégica, do programa Trabalho Jovem.

A estudante esteve entre os mais de 100 alunos beneficiados com o programa durante cerimônia de entrega dos certificados ocorrida na tarde desta sexta-feira (15), no polo Imperatriz.

O subsecretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Expedito Rodrigues, representando o secretário Simplício Araújo, parabenizou o governador Flávio Dino pela criação do programa e pela execução de ações em prol do desenvolvimento do Maranhão.

“Os cursos oferecidos pelo Trabalho Jovem são grandes oportunidades de capacitação, além de proporcionar um reencontro com o mercado de trabalho e oferecer novas perspectivas para o cidadão maranhense”, pontuou Expedito Rodrigues.

Promovendo a movimentação econômica e a geração de emprego e renda por todo o Maranhão, o programa, por meio da ação Jovem Empreendedor, concluiu mais uma etapa, depois de ter passado por municípios como São Luís, Coroatá, Pinheiro, Pedreiras e Governador Edison Lobão.

“Já capacitamos centenas de jovens por todo o Estado. Foram mais de 600 pessoas alcançadas em diversas regiões do Maranhão e não vamos parar: continuaremos proporcionando esta experiência de poder viver em uma sociedade com uma garantia maior de direitos e oportunidades”, acrescentou Expedito Rodrigues.

Ranielly Ramos Milhomem, de 17 anos, agradeceu ao Governo do Estado pela oportunidade dada com o programa. "Muitas pessoas não tem condições de fazer cursos como esse e eu tive essa chance.

Estou muito feliz com o conteúdo que aprendi e com o que poderei fazer em meus negócios e investimentos", ressaltou.

Trabalho Jovem

A cerimônia de certificação em Imperatriz foi realizada no Imperial Shopping. Durante dois dias, foram ofertadas assessorias gratuitas aos polos de comércio, aos pequenos empreendimentos e, também, para a população de baixa renda da localidade, com cursos de “Marketing em Vendas”, “Redes Sociais”, “Atendimento” e “Finanças”.

Criado a partir da Lei nº 11.384, o programa busca a geração de oportunidades de emprego para a juventude maranhense de 17 e 25 anos e disponibilizou 35 mil vagas. Dividido em quatro eixos de atuação – Capacitação, Auxílio à Contratação, Cooperação Estratégica e Estágio Social -, tem investimento total de R$ 40 milhões.

O Trabalho Jovem é executado por meio da Seinc, da Secretaria do Trabalho e Economia Solidária (Setres), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) – e com apoio institucional da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv).

Participam ainda do programa: a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima); a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema); a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA).
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »